Guia Rápido Para o Google Instant: Prevendo a sua Busca

O Google Instant foi anunciado ontem em um grande evento da Google e promete mudar a experiência de busca para todos. Mas para você saber um pouco mais do que se trata, iremos responder algumas perguntas.

O que é o Google Instant?

O Google Instant se trata de um recurso que tenta adivinhar o que você está buscando enquanto você digita. Ele mostra as possíveis continuações da palavra que você vai buscar com a tecnologia de autocompletar da Google, e já exibe os resultados da busca também em tempo-real.

Isto vai economizar algum tempo, já que os resultados aparecerão antes mesmo de você clicar em “pesquisar” e até mesmo antes de completar a palavra.

O recurso só funciona para aqueles que possuem uma conta da Google, e, até então, está disponível apenas para alguns países como o EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha e Rússia. Ele também só será ativado nos seguintes navegadores: Chrome v5/6, Firefox v3, Safari v5 para Mac e no Internet Explorer 8. Ah, e o Google Instant só funciona nas buscas feitas pela home Page da Google ou pela caixa de busca acima de uma página de resultados.

A Google alerta que o recurso será desabilitado caso eles detectem uma conexão de internet lenta. E ainda não sairá para a busca móvel, mas a Google têm planos para o futuro próximo.

Como Funciona o Google Instant

O Google Instant sabe onde você está, e ele usará esta informação dependendo do que você estiver buscando. Claro que ainda não teremos o recurso habilitado para nós que moramos no Brasil, mas no caso do exemplo abaixo o usuário está localizado no estado de Washington. Os resultados são todos focados no estado em que o usuário estava. Durante o anuncio foi falado que o histórico e os resultados personalizados também irão funcionar junto com o Instant.

Queries consideradas ofensivas ou obscenas não funcionarão no Google Instant. Ele não mostra  resultados e nem tenta completar a palavra, ao invés disso ele exibe o “Press Enter to search.”

Mas e o SEO, o Ranking de busca e os Anúncios PPC?

Não sabemos se o recurso terá impacto no SEO. Mas enquanto humanos utilizarem motores de busca para procurar por informações online, esse conteúdo precisará ser otimizado. Mais do que o SEO, o recurso terá impacto na experiência de busca dos usuários e na descoberta de conteúdo de valor e dos produtos e serviços que procuram. Os experientes SEOs se adaptarão a qualquer mudança no comportamento do usuário que o Google Instant irá causar.

A Google especificou que em relação aos rankings de busca nada irá mudar. A base da busca do Google continuará a mesma, incluindo a maneira que os resultados serão classificados e como será determinada a relevância de conteúdo.

Os anúncios pay-per-click segmentados continuam a serem exibidos normalmente. Na screenshot acima você pode ver um anuncio local de um hotel em Spokane. Os anúncios agora serão exibidos para as buscas previstas, e eles mudarão de acordo com a pesquisa, anunciou a Google.

Conclusão

A Google tem trabalhado muito na sua busca, recentemente incorporou a busca de blogs por tópicos e pouco antes foi a vez do Google Realtime, a busca em tempo real focada principalmente em conteúdo de algumas redes sociais. E assim como essas atualizações, o Google Instant promete, mas somente o tempo dirá sobre sua adoção e do feedback dos usuários. Estamos no aguardo também para ver quando o recurso chegará no Brasil. E você, acha que este recurso tem vez no território tupiniquim? Acha que ele realmente acelera a busca? Não deixe de comentar.

0 responses to “Guia Rápido Para o Google Instant: Prevendo a sua Busca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *