Chegou o Google TV. Adeus TV Digital

A Google apresentou a Google TV essa manhã em sua conferência de desenvolvedores, a I/O, entrando num campo que tem crescido desde a Consumer Electronics Show de Janeiro deste ano.

A ferramenta mais evidente que a empresa leva para a TV é a busca. Mas isso é apenas o começo.

A Google TV será oferecida como uma caixa de internet e Wi-Fi que pode ser conectada a uma televisão usando a conexão HDMI. Terá também um teclado e um “dispositivo para apontar”, mas nenhuma outra informação específica foi divulgada.

Grande parte desta demonstração consistiu em mostrar o recurso de busca e como os usuários poderão navegar na internet utilizando suas televisões. A busca na Google TV permitirá aos usuários a encontrar conteúdo tanto na web como na TV. A partir daí eles poderão visualizar conteúdo da web, da TV, e até usar seu DVR para programar e gravar programas de TV que não poderão ver ao vivo.

A apresentação começou a ficar interessante quando o apresentador começou a mostrar algumas das integrações com smartphones e o Android marketplace. A Google TV não só pode ser controlada pelo seu smartphone e com o reconhecimento de voz, mas também poderá rodar qualquer aplicativo Android, pelo menos os que não exigem algum hardware específico de telefone, pelo seu hardware. Então o Pandora, o Twitter, o Facebook – tudo que é aplicativo do Android – estarão disponíveis em uma forma simples para a televisão.

A Google também demonstrou uma série de integrações e parcerias, como com a NBA ou o Netflix. Essas integrações otimizaram o conteúdo da web para a experiência na televisão, tudo isso conectando online a programação com o DVR, no caso da NBA.com, ou permitindo que usuários examinem conteúdo sugerido de acordo com sua navegação no Netflix.

A Google disse em seu blog sobre a Google TV que muito do que foi mostrado na conferência corresponde apenas a ponta do iceberg, pois a empresa estará abrindo a Google TV para desenvolvedores em breve com lançamentos do SDK e da API. É aí que será a parte mais interessante do projeto, as criações de desenvolvedores utilizando as ferramentas da Google. Em vez de ter um sistema mais fechado, como os widgets do Yahoo! TV, o uso de ferramentas de desenvolvimento da Google e a integração com o Android market place fará da Google TV a responsável pelo renascimento da Web TV.

A Google está trabalhando com a Sony e a Logitech para levar seu produto até televisões, Blu-rays e companion boxes. E pode esperar para vê-lo em breve nas lojas Best Buy.

Para nós esse movimento parece mostrar apenas que a interatividade na TV vai vir pela web, antes mesmo da TV digital. Será que além da web, e da disputa com a Apple pelo Mobile, a Google consegue vencer em mais um território?

0 responses to “Chegou o Google TV. Adeus TV Digital

  1. Aí é que está a questão. O Brasil está sim, automaticamente, preparado para essa tecnologia! Basta uma pequena top box ligada a sua TV e ter uma rede Wifi em casa. Nenhuma infra adicional, nenhum contrato com operadora e vc. já cai na web, Android Market, etc. Adicione um serviço pré pago a la Netflix e vc. já estará usufruindo da teledifusão do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *