Pouco mais de um ano após seu lançamento no iPhone, o navegador Opera lança seu navegador móvel Opera Mini para o iPad. O novo aplicativo universal para o iOS, o Opera Mini, traz um browser completo para o smartphone e para o tablet, oferecendo uma página inicial personalizada, navegação por abas, a capacidade de salvar senhas, compartilhamento social e mais.

Um Novo Navegador para o iPad

Com o Opera Mini 6, os usuários do iPad vão sentir como é ter um verdadeiro navegador web em seus tablets, graças aos recursos como a página inicial personalizada, que você pode colocar os seus sites favoritos.

O navegador móvel também melhorou a navegação por abas, sem o limite de páginas que o Safari possui.

No novo Opera Mini 6, você clica no botão “tabs” na parte superior da página para visualizar suas abas abertas numa interface bacana. As abas ficam numa disposição que permite a visualização da página para a identificação. Para adicionar uma nova aba basta clicar no botão com o sinal (+).

O número de abas que podem ser abertas depende dos sites que você abrir e quanta memória eles precisam, mas nós testamos e abrimos cerca de 20 abas. Mas se tratando de um dispositivo móvel, provavelmente isso é mais do que precisamos no dia-a-dia.

O segredo da experiência de multi-abas do Opera vem da maneira que o Opera comprime os dados no backend. Segundo a empresa, o Opera Mini 6 oferece até 90% de compressão. Isso é bastante útil, não só quando você estiver com uma conexão lenta, mas também pode ajudar quando você está tentando “economizar” nos dados do seu plano.

Compartilhamento no Twitter e Facebook com um Clique

Os botões de compartilhamento social também chamam a atenção no Mini 6, permitindo que você compartilhe rapidamente links no Facebook e no Twitter, além da comunidade online da empresa no “My Opera,” ou no vKontakte, uma rede social russa.

O navegador atualizado também inclui um recurso para salvar senhas, um menu alternativo para ações como a abertura de links em novas abas, copiar e colar, editar o Speed Dial e mais. E para os usuários desktop do Opera, o navegador irá sincronizar os favoritos, as configurações do Speed Dial e os buscadores entre o seu PC e o seu dispositivo móvel.

Enquanto isso, a empresa promete melhorar o seu produto com ajustes do zoom, implementar uma experiência mais rápida e fluente e também um scrolling mais rápido.

Assim como o seu antecessor, o novo Opera Mini 6 está disponível gratuitamente para download no iTunes.

O Opera fez muito barulho no ano passado até ter o seu navegador móvel aceito na App Store, já que imaginava que a Apple iria rejeitá-lo por tentar competir com o Safari do iPhone. Mas hoje, se você buscar por “browser” no iTunes verá que são 506 apps para o iPad e 771 para o iPhone. Porém, nem todos eles são navegadores web, e muitos possuem os mesmos recursos anunciados pelo Opera, como por exemplo, a navegação por abas e capacidade de salvar senhas.

Com o Mini 6, o Opera já não pode contar com o hype em torno dos planos malignos de rejeição da Apple, mas terão que competir com base no mérito. Será que o Opera Mini 6 merece um lugar na sua tela principal? Você vai dar uma chance para o navegador? Não deixe de comentar.