Chegou o Spire, o Hack que Coloca o Sistema Siri no seu iPod touch, iPad, iPhone 4 e iPhone 3GS

Se você acompanha o WebHolic sabe que sempre cobrimos as novidades sobre o sistema Siri da Apple. Vários hacks já foram feitos com a assistente pessoal da Apple, que inclusive já aprendeu a tocar piano. E muitos desenvolvedores/hackers trabalham para portar o sistema para outros dispositivos, principalmente agora com a chegada do iOS 5.0.1, que facilitou um pouco o processo para a comunidade hacker. Mas eis que outra novidade surge: o Spire. Segundo o Redmond Pie, os respeitados hackers Grant Paul (conhecido como chpwn) e Ryan Petrich lançaram a primeira ferramenta que porta o sistema Siri para gerações mais antigas dos dispositivos da Apple. Com ele você pode utilizar a assistente pessoal Siri no iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch 4G e 3G, e na primeira geração do iPad com o jailbreak do iOS 5.

O Spire já está disponível para download no Cydia. O aplicativo tem 100mb, mas vale a pena já que oferece acesso a todos os arquivos necessários para a utilização do recurso, diretamente dos servidores da Apple. Mas não é tão fácil implementar o sistema, você precisa ter sua própria configuração do servidor proxy Siri, e de um iPhone 4S para a autenticação que será necessária para rodar o sistema em outros dispositivos.

O hacker chpwn explicou em seu blog que o Spire não é uma solução completa já que a Apple ainda requer autenticação para a utilização do Siri, e essa autenticação é feita através de informações contidas no iPhone 4S. Para ter acesso a esta informação, o Spire permite que você insira o endereço do seu servidor proxy. Inclusive, chpwn explica como obter um proxy do Siri.

Fork SiriProxy do westbaer:

  • Se você tem um iPhone 4S: se você já tem o novo smartphone da Apple e deseja implementar o sistema Siri no seu iPod touch ou iPad, você pode usar o próprio proxy.
  • Se você não tem um iPhone 4S: se o seu amigo tem o novo brinquedinho da Apple e vai deixar que você utilize seus tokens de autenticação do dispositivo, vocês podem compartilhá-lo.
  • Pagando: é muito provável que em breve teremos serviços online de aluguel de espaço do proxy Siri, ligado a um iPhone 4S. Ainda não vimos nada igual, mas seria legal ver alguém fazer algo assim.
  • Algo completamente diferente: você pode substituir totalmente o sistema Siri. Um método simples seria utilizar a API de reconhecimento de voz do Google Chrome ligada a algum código para decodificar os comandos do Siri e analisar os resultados do Google. Ou, alguém poderia implementá-lo com alguns backends lógicos como os muitos clones disponíveis para Android: as possibilidades são infinitas.

Para instalar o Spire, basta ir para a loja de apps Cydia, procurar por “Spire” e instalar o app. Você não precisa adicionar nenhum repo novo como ele está disponível no repositório BigBoss padrão do Cydia.

Nota: Segundo o site MacMagazine, este processo pode dar problemas para o proprietário do iPhone 4S utilizado, já que existe o risco de ter o UDID (Unique Device Identifier) bloqueado.

Para conseguir realizar este processo você terá que fazer o jailbreak do seu dispositivo. Se ainda não fez o processo no seu dispositivo, veja como fazer o jailbreak “tethered” do iOS 5 aqui. Tudo indica que em breve teremos também a versão untethered. Fiquem ligados!

0 responses to “Chegou o Spire, o Hack que Coloca o Sistema Siri no seu iPod touch, iPad, iPhone 4 e iPhone 3GS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *