A versão para desenvolvedores do navegador Google Chrome foi atualizada recentemente, agora com capacidade para sincronizar suas extensões. O novo recurso junta as outras opções de sincronização do Chrome (Bookmarks, Preferências e Temas) para melhorar o desempenho da plataforma de sincronização do navegador.

Como Ativar a Sincronização

Para ativar a sincronização de extensões no Chrome você precisa instalar a última versão do desenvolvedor. Depois disso, você precisa editar as propriedades de atalho do Chrome.

No Windows, clique com o botão direito do mouse no atalho, clique em “Properties”, e na caixa “Target” acrescente –enable-sync-extensions –sync-url=https://clients4.google.com/chrome-sync/dev ao final do comando.

Os usuários do SO Mac terão de usar o Terminal ou o script que faz o trabalho para você (cortesia do LifeHacker).

Sincronização: Para um Navegador que te Conhece

O mais interessante das opções de sincronização do Chrome é como elas permitem que você crie uma experiência padronizada, independente do computador que esteja usando. Seja no seu netbook, desktop ou notebook, você pode instalar o Chrome e ter as suas preferências pessoais imediatamente configuradas.

A adição deste recurso tem sido uma das mais esperadas, perdendo apenas para a sincronização de bookmarks. Foi-se a época em que você tinha que fazer listas das suas extensões instaladas ou usar algum tipo de add-on de terceiros para fazer o backup das extensões todas as vezes em que o Firefox lançava alguma nova versão. E acreditem, esse processo não é tão simples como parece.

Mas com o Chrome, a transição de uma versão para outra é perfeita. Não é necessário fazer backup.

Embora a versão atual de sincronização de extensões ainda esteja em fase de testes – e de acordo com a CNET com muitos crashes – é apenas uma questão de tempo até que o recurso seja estabilizado e transferido para o canal beta, e, conseqüentemente, lançado publicamente.

E agora? O que virá a seguir para o Google Sync? Será a capacidade de sincronização de histórico, buscas e cookies? Senhas? Auto-complete? Pode ser que sejam todas as opções acima, mas talvez não seja tão breve como gostaríamos. Esperamos ansiosamente!