Parece que as coisas não estão indo bem com a desenvolvedora de jogos sociais “brasileira” Vostu. Depois de entrar em um acordo com a gigante Zynga, pelo qual precisou pagar uma quantia não divulgada para ter paz judicial, a desenvolvedora volta a ser notícia no portal de tecnologia TechCrunch com a suspeita de que vários funcionários estejam sendo dispensados de seus cargos.

A empresa Vostu foi fundada por Daniel Kafie, Mario Schlosser e Joshua Kushner em 2007, e desde então levantou o total de US$ 46 milhões, com participações das empresas Accel Partners, Intel Capital, Tiger Technology Global Management e General Catalyst. A jornada da empresa também é marcada com brigas judiciais com a gigante Zynga. Em Junho de 2011, a grande Zynga entrou com processo de violação de direitos autorais contra a Vostu, alegando que a empresa havia copiado seus jogos. No mês seguinte, em Julho, foi a vez da Vostu atacar, alegando que a própria Zynga também copiava recursos de outros jogos desenvolvidos por outra empresa. Já em Agosto, outro processo é aberto pela Zynga, conseguindo uma liminar contra a empresa. Este complicou a vida da Vostu e também da Google, já que sua rede social, o Orkut, hospedava jogos que, segundo a empresa, eram cópias. No final de 2011, as empresas finalmente entraram em um acordo, mas para isso a Vostu foi obrigada a fazer mudanças em quatro dos seus jogos e ainda pagar um valor não divulgado para a Zynga.

Talvez a batalha tenha deixado cicatrizes que não serão curadas tão facilmente, mas, segundo o TechCrunch, a Vostu mostrou recentemente crescimento no tráfego, além de ter lançado quatro jogos nos últimos dois meses. Em breve a empresa pretende lançar dois novos jogos, para aumentar sua base de jogadores que já não é pequena (segundo a empresa, 25% dos usuários de internet brasileiros jogam seus jogos).

Será que a empresa realmente vive um momento difícil, ou pretende reformular sua equipe? No site da Vostu existem vagas abertas para o escritório de São Paulo e também para o de Buenos Aires:

  • Analytics – Analista de Business Intelligence (Buenos Aires).
  • Arte – Integrador Flash (Buenos Aires), Diretor de Arte (Buenos Aires) e Integrador Flash (São Paulo).
  • Desenvolvimento – Desenvolvedor AS3 (Buenos Aires) e Desenvolvedor JAVA (Buenos Aires).
  • Desenho – Desenhador (Argentina – Buenos Aires).
  • Produto – Gerente de Produto (Buenos Aires) e Analista de Jogo (Buenos Aires).

Em breve teremos mais informações. Fique ligado.

Update: A Vostu confirmou a notícia. Além disso, de acordo com o UOL, a empresa fechou seu estúdio de desenvolvimento no Brasil. O escritório brasileiro continuará em operação nas áreas de vendas, marketing e novos negócios. Segundo o CEO Daniel Kafie, as mudanças não afetarão o lançamento de produtos no mercado.