Cloud Computing para Leigos

Nota: este artigo foi postado recentemente na edição global da RWW, e se refere a um vídeo que está em inglês. O artigo também faz um chamado para todas empresas interessadas em terem seus produtos avaliados pelo RWW, por meio de um material de divulgação que seja tão interessante e educativo quanto o material referenciado aqui. Apesar da barrreira de linguagem, achamos que o tema cloud computing e o chamado do RWW global valiam ser replicados aqui.

Cerca de três anos atrás, Lee e Sachi LeFever criaram seu primeiro vídeo para explicar RSS.

Eles chamaram o vídeo de “RSS in Plain English ou RSS em Puro Inglês” (disponível no DotSub com legendas em português). Eles usaram recortes de papel para explicar o formato XML. O vídeo se tornou um hit instantâneo. Dezenas de milhares de pessoas assistiram. Hoje a empresa deles, a Common Craft, faz diversos tipos de vídeos customizados. Eles construíram um negócio especializado em explicar conceitos. O último vídeo explica o que é “Cloud Computing“.

Cloud Computing in Plain English” conta a história de uma floricultura que está crescendo. A florista ouve dizer de cloud computing e percebe que talvez ela não tenha que se preocupar em ter que consertar servidores defeituosos.

http://www.commoncraft.com/cloud-computing-video

A computação nas nuvens é um desses assuntos que confunde as pessoas. Larry Ellison adora mencionar este fato. É o assunto da moda, de forma que é realmente um alívio ver Lee explicar outra vez o assunto em termos simples que qualquer pessoa pode entender. Isso torna o trabalho de todo mundo mais simples.

E isso nos leva ao último ponto do dia. Nós recebemos contatos de diversas empresas. Os serviços são explicados em termos que frequentemente precisam ser decifrados. O que seria se mais empresas no mercado corporativo se dedicassem mais a explicar o que elas fazem? E se as empresas fizessem algo como a Common Craft fez para explicar o Twitter ou para o Google explicar o Google Docs?

Algumas empresas se destacam pela qualidade do seu material. Um exemplo é a indicee, coberta recentemente pelo RWW global. Porquê? Como diz a equipe do RWW global, “o produto é realmente valioso, mas o que tornou a empresa um destaque foi o seu vídeo. Dá gosto de assistir. Nos fez rir. Começamos a pensar sobre o que eles fazem, e em pouco tempo a equipe do RWW estava escrevendo sobre eles!”.


Pensando nisso, a equipe do RWW global propôs um desafio, e queremos replicá-lo aqui no RWW Brasil: faça um vídeo sobre o que o software da sua empresa faz. Mostre-nos uma página com todos os jeitos possíveis para que nós possamos aprender as coisas que vocês fazem. Se o material realmente explicar o que você faz então você merece ser mencionado aqui. Apenas deixe um comentário apontando para algum lugar onde nós possamos ver o que você faz e nós iremos entrar em contato com você!

0 responses to “Cloud Computing para Leigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *