Printi, gráfica virtual que já recebeu investimentos da Greenoaks Capital e de investidores-anjo como Kai Schoppen e Florian Otto, lança um novo conceito de Web2Print no mercado brasileiro. Confira a release:

A Printi, empresa pioneira no serviço de gráfica virtual do Brasil, chega ao mercado brasileiro trazendo um novo conceito de Web2Print. A ideia é redefinir os modelos de gráficas tradicionais, promovendo a comunicação com os clientes de forma menos burocrática. As funcionalidades de checagem técnica do arquivo, simulação do produto na tela, cotações dinâmicas, gabaritos e templates oferecidos gratuitamente para o cliente, são algumas das exclusividades da empresa. Na Printi, toda a informação está centralizada em um único lugar, sem que o cliente precise lidar com diferentes departamentos. A companhia inicia suas atividades com aportes do grupo de investidores americanos do Vale do Silício, incluindo a Greenoaks Capital, além de investidores-anjo como Kai Schoppen, da Brandsclub, o empresário Florian Otto, que também é fundador do Groupon Brasil, Fabrice Grinda, que conta com vários investimentos em empresas brasileiras e é fundador da OLX, Joe Lonsdale, fundador da Palantir Technologies e um dos primeiros colaboradores do PayPal e Peter Fernandez, diretor de mobile & social, do Google para América Latina.


“O mercado gráfico off-line, além de ser um negócio grande, que movimenta aproximadamente 15 bilhões de reais ao ano, não tem muita inovação, especialmente com o crescimento das mídias digitais. Queremos mostrar que é possível trazer algo de novo para este nicho, e ao mesmo tempo, posicionar nosso serviço com um custo-benefício atrativo: usabilidade intuitiva e serviço de qualidade a custos baixos”, explica Florian Hagenbuch, cofundador e CEO da Printi.

A Printi oferece cinco produtos principais: cartões de visita, papel timbrado, cartazes, catálogos e flyers, que podem ter múltiplas variações como cartões de fidelidade, receituários, cardápios, brochuras, panfletos entre outros. Ao todo, são mais de 6 mil permutações de produtos, com um dos maiores catálogos de produtos de impressão via internet no Brasil.

“Nossa navegação é fácil, assim como nosso processo de pedidos de produtos gráficos, que elimina as confusões causadas por termos muito técnicos, além de suporte dedicado ao cliente. Conseguimos oferecer um serviço gráfico de alta qualidade, com preços até 20% menores se comparados à média do mercado”, comenta Mate Pencz, cofundador e CFO da empresa.

A meta da empresa em médio prazo é oferecer todos os produtos de impressão existentes no mercado off-line na vitrine on-line, variando desde impressos simples, como revistas e livros até impressões complexas, como as holográficas e em 3D. Outro foco é também suprir as demandas gráficas de pequenas e médias empresas, facilitando o dia a dia desses clientes. Cada usuário, com a arte pronta para impressão, só precisa configurar o pedido de acordo com o formato, gramatura do papel e acabamento. Desta forma o sistema gera um orçamento em tempo real de acordo com a configuração escolhida.

Dentre os conceitos de gráfica on-line, a Printi ainda traz uma opção objetiva para os clientes que não tenham uma arte pronta. O site disponibiliza gabaritos e templates que permitem que os usuários montem arquivos personalizados.

“A transparência do nosso serviço é de 100% e tudo é muito simples: basta configurar o produto desejado e o sistema gera um orçamento em tempo real, sem necessidade de contato com vendedores, sem atrasos, sem custos ocultos”, completa Hagenbuch. A Printi defende a facilidade e conveniência de ter arquivos previamente checados pela Internet antes da impressão. Caso o arquivo seja aprovado, o pedido é enviado automaticamente à produção. Caso contrário, pode ser feito o pedido de prova digital, por e-mail, ou impressa, antes de enviá-lo à produção. Este serviço é inédito no mercado brasileiro.