Startup brasileira, Trip2gether, lança site com conteúdo, rede social e ferramentas de planejamento de viagens em um só lugar. A startup já conta com investimento de R$ 900.000 e promete novidades para os amantes de viagens. Confira a release abaixo:

Uma pesquisa realizada pelo Trip2gether com 382 turistas de diversos perfis revelou que 73,5% usam sites especializados e 46,2% usam blogs turísticos para buscar informações quando pretendem realizar uma viagem. Mesmo quando realizam viagens sem planejamento, 86,9% dos entrevistados usam a internet como fonte de informação e 89,8% consideram que receber recomendações de outros viajantes é muito relevante.

Percebendo esta demanda, Daniel Rochetti, Jadson Salomão, Regis Salomão, Ricardo Rocha e Ricardo Matos, profissionais com mais de 10 anos de experiência em Administração, Ciência da Computação, Publicidade e Turismo (e apaixonados por viagem) fundaram em Abril de 2011 o Trip2gether. “Sonhamos em criar no Brasil um site que facilite o planejamento de viagens. Em outros lugares do mundo já existem sites deste tipo, mas no Brasil, isto ainda é novo”, explica Ricardo Matos, diretor de Comunicação.

Antes, durante e depois

O site de planejamento de viagens reúne, no mesmo lugar, informações sobre atrativos, gastronomia e hospedagem, além de oferecer serviços de apoio ao turista. A proposta é cobrir todo o processo de viagem: desde a inspiração – a partir de acesso a destinos e lugares já avaliados e roteiros já realizados e compartilhados pela comunidade; identificação – com o tipo de viagem que se encaixa melhor ao perfil individual do turista; passando pelo plano de viagem propriamente dito; até a decisão de compra.

Para facilitar e tornar o planejamento algo ainda mais prazeroso, o Trip2gether oferece:

  • Conteúdo editorial de qualidade para ajudar na tomada de decisões;
  • Experiências de viagem compartilhadas por meio de rede social própria;
  • Integração com o site Viajanet para a compra de passagens;
  • Integração com o Buscapé para a sugestão de compra de produtos relacionados com a viagem.

As funcionalidades do Trip2gether não se resumem à fase pré-viagem. O turista pode usar o Trip2gether mesmo durante e depois do passeio. A tendência no exterior é que as pessoas compartilhem suas experiências de viagem durante a viagem, postando seu status, fotos e vídeos e também depois, relatando aspectos positivos e negativos da viagem e até compartilhando roteiros. No entendimento de Ricardo Matos, o que move pessoas a compartilharem experiências na internet “está ligado ao desejo de fazerem de suas experiências particulares algo público, tornarem-se referências em determinados perfis de viagem e, desta forma, obterem informações sobre viagens de pessoas com interesse em comum”.

Aporte e Lançamento

Há cerca de 1 ano e meio, o site vem sendo desenvolvido com a ajuda de mentores e programas de aceleração, mas finalmente chegou a hora do lançamento. A empresa, que já recebeu aporte de R$ 900 mil de investidor, se esforçou para oferecer editoriais para 60 destinos pelo Brasil e 25 internacionais, além de experiências compartilhadas das 500 pessoas que participaram da fase beta do site.

Após tantos testes, chegou o momento de lançar o Trip2gether, e nada melhor do que o The Next Web Conference Latin America 2012, evento que promete reunir a indústria mundial de tecnologia em São Paulo. A equipe estará na capital paulista entre os dias 22 e 23 de Agosto, onde vai promover o site entre investidores, outras startups e grandes empresas da área.

Perspectivas

Após o lançamento do Trip2gether em São Paulo, duas ampliações dos serviços do Trip2gether já estão em fase de negociação, com o objetivo de atender de forma mais completa o turista. São elas: a oferta de compra de hospedagem, a parceria com agência de viagens para integrar mais serviços turísticos à plataforma e a integração com o aplicativo Foursquare. O Foursquare é uma ferramenta de mídia social que, por meio de geolocalização, permite ao usuário informar onde está e fornecer dicas sobre o local que em 2011 já ultrapassou a marca de 15 milhões de usuários no Brasil. A equipe estima que, a partir desta integração, o número de destinos compartilhados aumente significativamente, uma vez que o usuário do Trip2gether pode adicionar destinos nacionais e internacionais livremente, sempre que estiver disponível no Foursquare. A meta do Trip2gether é alcançar 35 mil usuários até o fim de 2012.