Comércio Eletrônico Cresce no “Long Tail"

Nota do Editor: Nós oferecemos a nossos parceiros/patrocinadores um espaço para assuntos que consideramos interessantes. Informamos aos nossos leitores que os posts são escritos por patrocinadores, mas acreditamos que eles sejam úteis e interessantes para vocês. Esperamos que vocês gostem do post e caso se interessem, testem o produto do nosso patrocinador.

Por Dennis Ferreira, Gerente do PagSeguro UOL
Logo_PagSeguroNão existem muitos números sobre comércio eletrônico no Brasil, mas se compararmos aos dados disponíveis nos EUA, perceberemos que  o pouco que temos mostra que pequenas empresas aumentaram em 19% sua participação no mercado, enquanto as 100 maiores perderam 1,7%. A conclusão é do relatório da e-bit, o Webshoppers.
Aqui em terras tupininquins as top 10 são mais de 75% do total de vendas online, enquanto nos EUA são apenas 40%. Só a B2W (Americanas, Submarino, Shoptime) representa 36% aqui, enquanto nos EUA a Amazon sozinha tem 14,5%. Até no e-commerce a desigualdade brasileira é maior.
A tendência é óbvia: os pequenos vão ganhar espaço e roubar o mercado até então quase exclusivo dos grandes. Mas quais as verdadeiras razões para esse fenômeno? Como os profissionais de Internet participam dessa onda? Quais oportunidades de negócio podem surgir a partir dessa tendência?

Ecommerce Brasil

O estudo diz que as causas são:

  • Uma maior conscientização dos consumidores com relação à segurança pois estão comprando em lojas menores e aprendendo a confiar em outras marcas menos expressivas. É uma boa hipótese, mas para medir isso e ter certeza, precisamos fazer pesquisas de opinião com os e-consumidores, o que não foi feito. Se eles compram em lojas menores, é porque estão confiando em algo que antes não confiavam. Seria o meio de pagamento?
  • O conteúdo disponível sobre os produtos melhorou. Mas o estudo não explica como isso influenciou os compradores a irem para lojas menores. Não há provas nem evidências de que essa é a razão. Ferramentas de pagamento diminuem a barreira de entrada de novas lojas virtuais. E essa é uma informação concreta, que podemos ver, medir e comprovar.

A Razão Que Explica a Tendência

Uma explicação para o crescimento da fatia detida pelas lojas pequenas é o uso de sistemas de pagamento online seguros, que permitem que o pequeno comerciante comece a vender seus produtos com menor esforço e sem ter que gastar com implementações diferenciadas para cada meio de pagamento ou infra-estrutura de segurança.
Maior empresa do segmento de pagamentos online no Brasil, o PagSeguro tem números interessantes: mais de 3 milhões de e-consumidores compraram quase R$ 1 bilhão em mais de 15 mil lojas virtuais, além de doações para ONGs e igrejas. Mais de 50 mil vendedores sem CNPJ também aceitam pagamentos pelo sistema, sendo uma evidência razoável do crescimento do e-commerce no “long tail”.
Entre os trunfos do PagSeguro para conseguir se espalhar estão sua integração simplificada com uma grande quantidade de plataformas de comércio eletrônico (segundo o próprio PagSeguro, há hoje implementações em mais de 500 plataformas e soluções de loja) e a disponibilização de módulos prontos para diversas linguagens de programações e CMSs, publicados juntamente com vídeos e tutoriais.
Outro tipo de integração muito interessante, utilizado por milhares de vendedores é a disponibilização de botões de pagamento e doação com um simples “copy & paste” de um código HTML, que podem ser usado em blogs, sites institucionais, sejam eles estáticos ou dinâmicos.
A integração de meios de pagamento ficou tão “copy & paste” que é fácil encontrar vendedores inusitados, como funilarias parcelando consertos no cartão de crédito, estacionamentos vendendo pernoite pré-paga em aeroportos, artesãos vendendo trabalhos manuais para todo Brasil, revendedoras de cosméticos faturando seus pedidos por email, professores dando cursos online pagos com cartão de crédito, bandas vendendo músicas por download… Enfim, pense em alguma necessidade, “copy & paste” e pronto. Virou e-commerce.

Vantagens Para Todos Envolvidos no E-commerce

  • Grandes varejistas como Casas Bahia, Livraria Cultura, Casa & Vídeo usam estas ferramentas como forma de oferecer meios de pagamento seguros (transferência bancária e saldo disponível no sistema) mesmo para aqueles consumidores que tem medo de digitar o número de cartão de crédito na web, ou preferem a conveniência de comprar apenas com login e senha.
  • Médios e pequenos varejistas usam ferramentas como o PagSeguro para oferecer venda a prazo, e recebimento à vista, sem ter que pagar pela antecipação. É uma saída interessante para substituir as altas taxas de juros dos bancos. Também valorizam o fato de ter todos meios de pagamento em um só extrato, uma só integração, e dispensando diversos contratos e conciliações. Os médios e pequenos que vendem itens de alto valor apreciam ainda mais a solução, pois terceirizam não só a análise dos pagamentos, mas também todo o risco de fraudes. Todas as vendas são filtradas e analisadas, e o risco fica todo com o provedor do serviço pagamento, eliminando o risco de fraude e eliminando a possibilidade de estornos para o lojista. É importante contar com uma empresa de grande porte e credibilidade na hora de escolher a solução, pois os recebíveis do lojista estarão nas mãos dessa empresa.
  • Lojas virtuais que querem se diferenciar utilizam esse tipo de serviço para mostrar que o poder da negociação, o controle do dinheiro, está nas mãos do comprador, que tem o pedido entregue ou o dinheiro devolvido pelo serviço de pagamentos.
  • Desenvolvedores e integradores de lojas virtuais são primordiais no processo de crescimento do e-commerce como um todo e principalmente quando falamos de pequenos e médios comerciantes que estão entrando na internet. Além de poder oferecer uma solução reconhecidamente segura e padrão para todos os seus clientes, o desenvolvedor ainda tem a possibilidade de receber comissões sobre todas as vendas realizadas nas lojas virtuais desenvolvidas ou integradas por ele. No PagSeguro, há desenvolvedores faturando mais de R$10 mil mensais em seu programa de afiliados. Se você é desenvolvedor e deseja entrar no ramo de comércio eletrônico, fica aí a dica. E se você procura soluções para implantar uma maneira simples e completa para pagamentos no seu ecommerce, deixe seu comentário e a equipe do PagSeguro entrará em contato.

22 responses to “Comércio Eletrônico Cresce no “Long Tail"

  1. Estamos muito satisfeitos em ter o PagSeguro como patrocinador. O time é super acessível e receptivo a sugestões. Gostamos de saber que as ferramentas deles estão ajudando a impulsionar o crescimento do Ecommerce no Brasil.

  2. Muito bom Artigo!
    E excelente trabalho da PagSeguro. Estou integrando o sistema deles em uma aplicação Ruby on Rails. Tudo dando muito certo e acredito que vá trazer um imenso valor pra aplicação do meu cliente!

  3. Muito bom Artigo!
    E excelente trabalho da PagSeguro. Estou integrando o sistema deles em uma aplicação Ruby on Rails. Tudo dando muito certo e acredito que vá trazer um imenso valor pra aplicação do meu cliente!

  4. Realmente o Pagseguro é muito bom. Eu já desenvolvi uma aplicação em PHP e foi MUITO simples… E ainda precisei trabalhar com o POST automático de retorno.
    Uma coisa que melhorou muito foi a documentação, na epoca não existia o blog.

    Vou desenvolver uma loja em breve e sem dúvida usarei o Pagseguro.

  5. Realmente o Pagseguro é muito bom. Eu já desenvolvi uma aplicação em PHP e foi MUITO simples… E ainda precisei trabalhar com o POST automático de retorno.
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    Vou desenvolver uma loja em breve e sem dúvida usarei o Pagseguro.

  6. Realmente o Pagseguro é muito bom. Eu já desenvolvi uma aplicação em PHP e foi MUITO simples… E ainda precisei trabalhar com o POST automático de retorno.
    Uma coisa que melhorou muito foi a documentação, na epoca não existia o blog.

    Vou desenvolver uma loja em breve e sem dúvida usarei o Pagseguro.

  7. SÃO PAULO – O comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 25% no primeiro trimestre de 2009, gerando um faturamento total de 2,3 bilhões reais.

  8. SÃO PAULO – O comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 25% no primeiro trimestre de 2009, gerando um faturamento total de 2,3 bilhões reais.

  9. De acordo com levantamento da e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, o destaque ficou para o aumento da participação de varejistas de pequeno e médio porte. Eles ganharam 37,26 milhões reais a mais em relação ao primeiro trimestre de 2008.

  10. SÃO PAULO – O comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 25% no primeiro trimestre de 2009, gerando um faturamento total de 2,3 bilhões reais.

  11. SÃO PAULO – O comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 25% no primeiro trimestre de 2009, gerando um faturamento total de 2,3 bilhões reais.

  12. De acordo com levantamento da e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, o destaque ficou para o aumento da participação de varejistas de pequeno e médio porte. Eles ganharam 37,26 milhões reais a mais em relação ao primeiro trimestre de 2008.

  13. ASSUNTO: SP

    NOME:…IDEAL PLANOS DE SAÚDE
    CONTATO:…IDEAL PLANOS DE SAÚDE – DEPTO:…Outros
    CIDADE:…São Paulo – UF:….
    E-MAIL:……ricardo@idealplanosdesaude.com.br
    DDD:…….11 – FONE:2772-435177450158 NEXTEL
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  14. ASSUNTO: SP

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  15. Olá, Boa Tarde

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