Como Avaliar o Trabalho de um CEO?

Ser o CEO de uma startup é um trabalho de 24 horas por dia, sete dias por semana. é um trabalho cansativo, envolvente e extremamente importante.

Mas, apesar dos riscos envolvidos em ser um CEO, é uma posição em geralmente somente recebe um feedback rigoroso e uma análise minuciosa de seu desempenho quando tudo dá muito errado. E mesmo assim, chamar alguém de “um bom CEO” é muitas vezes apenas um reflexo de um fluxo de caixa positivo. Mas certamente há muito mais do que isso.

Ben Horowitz recentemente publicou um post sobre como seu fundo de VC, a Andreessen Horowitz avalia o trabalho dos CEOs. Embora ele admita que também é um post que reflete o que ele próprio pensa ser importante no trabalho e na avaliação de um CEO.

Ben diz que analisa três principais aspectos quando avalia um CEO:

  1. O CEO sabe o que fazer?
  2. O CEO consegue fazer com que a empresa faça o que ela sabe?
  3. O CEO consegue alcançar os resultados desejados com um conjunto adequado de objetivos?

Ben divide a primeira questão em duas partes: estratégia e a decisão. Em outras palavras, o CEO sabe para qual direção a empresa está tomando? Ele chama isso de “história” da empresa e argumenta que mesmo que o CEO não precise ser a pessoa responsável pela criação desta história, “ele precisa ser o guardião da visão e da história. Assim, o CEO garante que a história da empresa seja legível e convincente.” Essa história dará significado ao trabalho que sua equipe realiza, e também irá alinhar essas motivações com as principais decisões que precisam ser feitas para direcionar a empresa.

E para Ben essas decisões são particularmente importantes: “um CEO pode ser mais precisamente avaliado pela velocidade e qualidade destas decisões. Grandes decisões vêm de CEOs que apresentam uma combinação de inteligência, lógica e coragem. A coragem é muito importante, porque todas as decisões que um CEO faz são baseadas em informações incompletas.”

Mas uma decisão só terá continuidade se o CEO for capaz de fazer com que a empresa realmente siga este caminho. Ben diz que um aspecto fundamental que faz de você um bom CEO são as habilidades de liderança que guiam e “obrigam” as pessoas de sua empresa a realizarem o que é preciso. Em outras palavras, um CEO deve construir uma equipe forte de indivíduos capazes e motivados. Mas o CEO também deve se certificar de que os indivíduos foquem em seu trabalho (na missão da empresa) e não em burocracia e políticas.

Claro, é fácil ser um CEO rockstar – se os seus padrões forem baixos o suficiente. E Ben observa que não existe somente perigo do CEO ter “êxito” ao estabelecer objetivos de padrões inferiores, mas também o perigo em falhar com objetivos muito além do que se espera da empresa.

Ele encerra afirmando que “a avaliação de um CEO não precisa ser uma arte bizantina. Todas as pessoas, incluindo os CEOs, terão um desempenho melhor em um teste caso eles saibam as respostas das perguntas.”

Quais outros critérios você acrescentaria na avaliação de um CEO?

0 responses to “Como Avaliar o Trabalho de um CEO?

  1. Mais 2 critérios…

    1. Ele tem uma visão abrangente não apenas do negócio que dirige, mas também do mercado onde atua?
    2. O CEO tem capacidade de mudar as operações e o rumo da empresa várias vezes, e mesmo assim manter a equipe motivada?

  2. Mais 2 critérios…

    1. Ele tem uma visão abrangente não apenas do negócio que dirige, mas também do mercado onde atua?
    2. O CEO tem capacidade de mudar as operações e o rumo da empresa várias vezes, e mesmo assim manter a equipe motivada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *