Como Contratar o Profissional Certo para sua Startup

Algumas startups tem dificuldades quando se trata da contratação de novos funcionários. É preciso saber quem contratar, como entrevistar os candidatos e como avaliá-los depois de contratados.

Se você pode se dar ao luxo de já contratar um profissional treinado para fazer as seleções, não pense duas vezes. Mas, se você não pode, você precisa aprender o máximo que puder sobre como contratar as pessoas certas. Aqui está nossa contribuição para seu empreendimento.

Quem você irá Contratar para sua Startup?

Primeiro é preciso saber que cada startup possui necessidades diferentes. Em geral, uma startup que ainda está em busca de recursos e investimentos precisa de uma equipe orientada de vendas, e uma startup já com financiamento pode focar em objetivos específicos que seriam menos importantes em um primeiro momento.

A ordem básica de contratação de uma Startup geralmente começa com a contratação de alguém para ajudar a construir um protótipo e em seguida, um gerente é contratado para transformar o protótipo em produto. Depois, um gerente de negócios é contratado para lidar com as oportunidades de negócios para o produto e ajudar os sócios a lidarem com as demandas do mercado.

Que tipo de Pessoas você está Procurando?

Para responder esta pergunta, você precisa entender a diferença entre o trabalho de cada geração. Recentemente o Ypulse entrevistou o presidente da LifeCourse, Neil Howe. Com sua experiência em história, demografia e economia, Howe deu este conselho:

“Se você precisa incentivar sua equipe de uma maneira mais sistêmica e disciplinada, ou mesmo para promover um corte de gastos ou uma terapia de choque em um departamento, procure profissionais da “geração X”. Mas se você quer uma equipe de profissionais unidos que criem um sistema auto gerenciável e eficaz, melhorando a moral do grupo, busque profissionais da “geração Y” .”

Sobre o Ambiente de Trabalho

Sabemos que uma equipe onde existe confiança e respeito é muito mais produtiva e eficiente do que uma em que os gestores são supervisores distantes e os colegas de trabalho mal se encontram. Os gestores não precisam se esforçar para serem amigos de todos, mas é preciso que estejam sempre abertos para receber opiniões e serem acessíveis. O objetivo é se relacionar com as pessoas para que haja uma confiança mútua, seja nas habilidades do profissional, ou mesmo para conhecimento das dificuldades de cada perfil.

Já viu alguém falar que não gosta do lado corporativo do negócio mas adora o que faz? Não contrate essas pessoas! Pessoas sem interesse na parte de negócios e apenas com visão tecnicista geralmente dão menos valor ao trabalho em equipe e isso pode complicar a estratégia da empresa e sua cultura corporativa no longo prazo.

Ingredientes Essenciais de uma Entrevista Bem Sucedida

  • Se você precisa usar um computador durante a entrevista não se esconda atrás dele para virar a tela sempre que houver a necessidade de mostrar algo ao candidato. Defina o espaço da entrevista para que consigam olhar para a tela juntos.
  • Não os surpreenda com uma sala cheia de parceiros e sócios avaliando a entrevista. Se isso for necessário, avise aos candidatos com antecedência quem são as pessoas que estarão na sala.
  • Pesquise e aprenda sobre entrevistas de emprego. Isso significa: nada de perguntas generalizadas, nada de apresentações memorizadas sobre o que a empresa faz. Seja detalhado e específico. Demonstre o tipo de relacionamento profissional que você espera no local de trabalho.

E você tem alguma outra dica para contratar profissionais? Teve alguma experiência ruim contratando ou sendo contratado para uma startup? Compartilhe sua experência.

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