Como Desenvolver um Aplicativo Para a Google TV

A Google lançou um guia preliminar do desenvolvedor para ajudar aqueles interessados em portar suas aplicações web ou mobile para a Google TV, a plataforma recém-anunciada construída com a tecnologia do Google Chrome. Com a Google TV “a televisão não se limita apenas a exibição de vídeos”, explica Salahuddin Choudhary, gerente de produto da Google TV, em um post no blog da empresa. “Ela pode se tornar um visualizador de slides de fotos, um console de jogos, um player de música e muito mais.”

Mas como construir um aplicativo funcional para a Google TV?

Maiores detalhes ainda serão divulgados (cadastre-se aqui para receber as novidades), mas os desenvolvedores interessados nesta nova plataforma podem seguir os passos da Google no site do desenvolvedor da Google TV. Estas são sugestões essenciais de estilo para desenvolver um aplicativo web habilitado para a TV, alguns pontos que desenvolvedores devem considerar caso tenham a intenção de criar um aplicativo para qualquer plataforma de TV, e não somente para a da Google.

Aqui estão:

  • Simplifique: Identifique as partes vitais de seu aplicativo antes de começar o trabalho, escolha um modo visível de navegação ou uma hierarquia de informações, faça com que a ação principal seja feita com um clique, evite a tentação de utilizar ícones abstratos, limite a barra de rolagem vertical, e preveja o próximo passo do usuário quando possível.
  • Preocupe-se com a Navegação: Os usuários da Google TV muitas vezes irão navegar por um pad direcional, então o modo de navegação envolve para cima, baixo, esquerda, direita e botões de ação. Faça com que seu aplicativo seja navegável com uma só mão.
  • Desenvolva seu aplicativo para telas de TV, e não para telas de Computadores: A Televisão possui uma tela mais larga, então é necessário que você faça os elementos da interface um pouco maiores. Além disso, evite cores muito saturadas e brilhantes e desenvolva para as resoluções 1280×720 e 1920×1080, incluindo uma margem de pelo menos 10%. Utilize o branco puro (#FFFFFF) com moderação.
  • Cuidado na Escolha das fontes: Evite as fontes leves ou aquelas com traços muito estreitos ou largos. Use somente fontes construídas sem serifa e aplique o anti aliasing para aumentar a legibilidade. No momento, a Google TV suporta apenas as famílias das fontes Droid Sans e Droid Serif. Você pode usar técnicas de incorporação de fontes para criar uma aparência mais personalizada, mas isso depende do Flash, o que irá diminuir a velocidade do aplicativo.
  • Faça Textos Legíveis na Tela:
    • Limite cada parágrafo a menos de 90 palavras.
    • Quebre o texto em pequenos textos que podem ser lidos num relance.
    • Mantenha 5 a 7 palavras por linha por razões de comprimento. Nunca faça uma linha com menos de 3 palavras ou com mais de 12.
    • Lembre-se que o texto claro num fundo escuro facilita um pouco na hora da leitura na TV (comparado com o texto escuro num fundo claro).
    • Defina o corpo do texto como 21pt quando usado na resolução 720p e 28pt na resolução 1080.
    • Não utilize texto com corpo menor que 18pt na resolução 720p nem menor que 24pt na resolução 1080.
  • Não Utilize Sons Inconvenientes: O volume deve ser baixo por padrão. Faça com que seja fácil deixar o aplicativo mudo. Não torne a interação dependente de sinais de áudio.
  • Utilize o Flash de forma sábia: A Google TV pode rodar vídeos Flash de 720p e 1080p. Use a codificação h.264, e não a h.263 ou vp6. Evite banners em flash ou anúncios de vídeo na barra lateral. Só utilize uma instância do player de mídia por vez. Esteja consciente da memória do sistema.
  • Preocupe-se com o Desempenho: O desempenho percebido é mais importante que o desempenho real para aplicações de TV. Certifique-se de que o aplicativo não executa mais códigos do que ele realmente precise. Você pode precisar dividir uma tarefa em partes para ajudar nisso.
  • Use Bitmaps: Utilize bitmaps para otimizar o processamento.
  • Cuidado com a Interpolação: Minimize o uso de interpolações de movimento para ajudar na execução mais acelerada do conteúdo.

E aí, alguém ainda se empolga com o padrão brasileiro de TV digital?

0 responses to “Como Desenvolver um Aplicativo Para a Google TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *