Como Economizar Quando Estiver Migrando para a Nuvem

Muito tem sido escrito sobre os benefícios da computação em nuvem. A redução de custos é um dos maiores benefícios citados, mas como ter certeza de que você está realmente maximizando sua economia? O analista da Diversity Ben Kepes publicou um estudo para a Rackspace chamado Moving your Infrastructure to the Cloud: How to Maximize Benefits and Avoid Pitfalls (Levando sua Infra-estrutura para a Nuvem: Como Maximizar os Benefícios e Evitar as Armadilhas). Esta leitura é uma boa introdução ao tema da computação em nuvem além de ser muito benéfico para quem precisa tomar uma decisão sobre migrar para a nuvem ou não.

O que é muito bacana é que o documento está disponível em HTML em vez do bom e velho PDF e não requer registro para visualização.

Capacidade vs. Uso

Ben enfatiza os seguintes benefícios financeiros da Infra-estrutura-como-Serviço:

  • Economias de escala – Os fornecedores IaaS podem oferecer acesso mais barato à infra-estrutura através da compra de equipamentos em grandes quantidades.
  • Pague pelo que você usa – Com a computação em nuvem, você pode pagar pelo que usa, em vez de investir em uma infra-estrutura de capacidade fixa, que pode ultrapassar ou ficar aquém das necessidades da sua empresa.
  • Serviços da Nuvem podem ser pagos a partir do orçamento das despesas operacionais – Os recursos computacionais podem ser pagos através do orçamento de despesas de operações ao invés de investimentos massivos de capital.

 

Em seguida, Ben foca na necessidade das empresas DE selecionar fornecedores IaaS que lhes permitirão realmente tirar proveito destes benefícios. Por exemplo, é importante que os clientes tenham certeza de que o faturamento dos serviços em nuvem é o mais granular possível, e não haja custos de “setup”.

Ben também analisa questões como o acordo de nível de serviço, suporte e adequação a padrões. Este é o primeiro de uma série de estudos escritos por Ben. Esperamos em breve ver análises mais detalhadas para os curiosos mais “avançados”.

 

0 responses to “Como Economizar Quando Estiver Migrando para a Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *