Durante o último fim de semana o drama começou na comunidade de hackers do iPhone. Na véspera do lançamento da ferramenta de jailbreak para o novo OS do iPhone de nome “greenpois0n,” criada por um grupo de hackers chamado “Chronic Dev Team,” outro hacker foi mais rápido e roubou a glória.

Um hacker independente conhecido como “geohot” (George Hotz) antecipou o lançamento do greenpois0n e lançou sua própria ferramenta chamada “limera1n.” Abaixo você verá como foi a repercussão na comunidade hacker e como usar a limera1n para fazer o jailbreak no seu iPhone.

O que Aconteceu? Limera1n triunfa sobre o Greenpois0n

George Hotz é um hacker conhecido pelas suas ferramentas de jailbreak para o iPhone como a purplera1n, blackra1n, blacksn0w, e talvez pelo seu feito mais notável, ser o primeiro a hackear o PS3 da Sony.

Sua nova ferramenta de jailbreak continua a tradição da nomeação da “ra1n” – chamada limera1n. Mas seu lançamento no fim de semana foi cheio de drama.

Um grupo de hackers conhecido como Chronic Dev Team preparou para lançar sua própria ferramenta de jailbreak no dia 10/10/2010, no aniversário de um ano da “blackra1n.” A ferramenta, um software chamado “greenpois0n,” usaria um exploit de bootrom que eles chamaram de “SHAtter.” Os exploits de bootrom dificultam a correção da Apple por aproveitarem de uma vulnerabilidade do hardware. Devido a isso, as ferramentas de jailbreak que utilizam exploits de bootrom geralmente são mencionadas como ferramentas que permitem o “jailbreak para sempre.”

O exploit SHAtter que o Dev Team descobriu seria usado para fazer o jailbreak do iPhone, iPod Touch e iPad que rodam a última versão do software iOS.

Porém, pouco antes do lançamento da greenpois0n, geohot voltou com seu jailbreak “Limera1n,” que explora uma vulnerabilidade diferente. Já que o Chronic Dev Team não quer que existam dois exploits (já que a Apple poderia corrigir os dois de uma vez), eles decidiram suspender por enquanto sua ferramenta baseada no SHAtter. A Greenpois0n está sendo adiada para a atualização do software, para que ele aproveite a mesma vulnerabilidade que a Limera1n.

Jailbreak com a Limera1n: Usuários com Dispositivos Desbloqueados, Muito Cuidado

O jailbreak e o desbloqueio do seu iPhone são dois hacks diferentes que lhe dá o controle do seu dispositivo de maneiras diferentes. O jailbreak permite que você instale em seu iPhone ou iPod Touch aplicativos terceiros que não foram aprovados, como por exemplo aqueles obtidos de repositórios disponibilizados através de programas como Cydia e Icy. O desbloqueio é o processo que permite que se use o iPhone em outra operadora. Você precisa fazer o jailbreak antes de destravar seu celular, mas você não precisa desbloquear para usar o jailbreak.

Há um boato de que um desbloqueio com o “limesn0w” do George Hotz está a caminho, mas até o momento não há nada confirmado. Uma versão de outra ferramenta chamada “sn0wbreeze” também está a caminho, e oferecerá suporte para quem quiser desbloquear. Mas por enquanto, o Dev Team está aconselhando aqueles que utilizam o desbloqueio atual do “ultrasn0w” para não usarem o Limera1n.

Como Fazer o Jailbreak com o Limera1n

O novo jailbreaker Limera1n funciona no iPhone3GS, iPhone4, iPod Touch 3G, iPod Touch 4G, no iPad, e (tecnicamente) no Apple TV 2G, embora ainda não existam aplicativos para o AppleTv. É uma ferramenta somente para o Windows, então não existem instruções para Mac ou Linux. No entanto, uma versão para o Mac estará disponível em breve.

Confira abaixo como utilizar a Limera1n para fazer o jailbreak em seu dispositivo, testamos no iPhone 4 com sucesso.

  1. Faça o download do software para Windows no limera1n.com.
  2. Conecte seu celular no seu PC pelo USB. Caso abra o iTunes, feche-o.
  3. Instale o software (o arquivo limera1n.exe).
  4. Clique no botão “make it ra1n” na janela que aparecerá.
  5. Primeiro uma mensagem “waiting for device” aparecerá na janela, e depois “entering recovery.” Em seguida um aviso aparecerá pedindo que você aperte o botão home com o botão de liga/desliga ao mesmo tempo (“hold home + Power”).
  6. Em seguida, solte o botão liga/desliga quando requisitado. Se você errar, o software pedirá que tente novamente.
  7. O Windows localiza e instala o driver de dispositivo do iPhone – a mensagem aparece como um pop-up do System Tray. A janela agora dá as mensagens “entering DFU mode,” “exploiting” e finalmente, “done.” (O iTunes é iniciado no plano de fundo, mas não tem problema.)
  8. Uma nova mensagem aparece na tela dizendo que seu jailbreak está pronto. Clique em “OK” nesta janela. Feche a outra janela também.
  9. Depois de ver o ícone do limera1n na tela do seu telefone reinicie o dispositivo (pressione o botão liga/desliga para reiniciar).
  10. Depois de reiniciado você verá o app limera1n no seu dispositivo. Abra o aplicativo e na tela principal pressione o botão “Cydia” e depois o “Install” no canto superior direito.
  11. O Cydia (loja de aplicativos jailbreak) será baixado e instalado em seu telefone.