Nota do editor: Este artigo foi originalmente publicado no blog do Desafio Sua Ideia Vale um Milhão, competição de startups do Buscapé Company. Confira nossa cobertura anterior aqui

O mercado brasileiro continua mandando muito bem! Aumentaram o número de startups brasileiras de tecnologia, assim como o interesse e investimentos de fundos VCs gringos e locais. Consequentemente, muitos eventos vão surgindo por todo o país, sejam de meetups, ou até mesmo as competições em si. Vários empreendedores esperam pela hora certa para entrar nessas competições, mas será que isso é necessário? Será que a startup que ainda não está pronta vai ser prejudicada ao participar de uma competição? Bom, claro que não. Qualquer oportunidade de testar seu modelo de negócio, assim como seu pitch e slide deck deverá ser aproveitada. Afinal, com a prática se chega mais próximo a perfeição.

Já escrevemos sobre os benefícios de participar de uma competição de startups, além do dinheiro. Para ter acesso a esses benefícios o empreendedor deve aprender a aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas. Em uma competição de startup é possível testar seu produto, ganhar exposição, praticar o networking, firmar fortes parcerias e contatos, e caso siga nossas dicas, receber o prêmio em dinheiro ou investimento. Mas o que pode ser feito para aumentar as chances de uma startup ser campeã de uma competição?

Não existe uma fórmula mágica secreta para isso, mas ter atenção redobrada com alguns pontos pode ajudar bastante. Claro que alguns modelos e segmentos de startups quase sempre levam a melhor, enquanto alguns não ganham tanto destaque, afinal, nem sempre o melhor modelo de negócio sai vencedor.

Para aumentar suas chances de se sobressair em uma competição de startup, o empreendedor pode se preparar antes mesmo de fazer sua inscrição. Confira nossas dicas para a pré-inscrição:

  • Pesquise bastante. Antes de se inscrever em alguma competição, faça uma pesquisa sobre o evento e a empresa que é responsável por ele. Leia atentamente ao regulamento, para confirmar: se o prazo e cronograma são compatíveis com sua agenda, quais são os benefícios em participar, quais fundos estarão presentes.
  • Cases de sucesso. Procure saber quais foram os últimos vencedores da competição que deseja se inscrever e analise quais são as áreas de atuação das empresas e o estágio dos empreendimentos. Avalie os pontos fortes e fracos das vencedoras e utilize-os para melhorar também o seu negócio. Veja também quem compôs as últimas bancas avaliadoras e quem avaliará a próxima edição. Monte um perfil com essas informações que terá uma ideia da empresa que leva vantagem de acordo com o histórico da competição, assim será possível saber as chances reais da sua startup. Se esta é a primeira edição da competição, entre em contato com os organizadores para saber mais detalhes.
  • Entenda os critérios antes de se inscrever. Cada competição possui critérios específicos que, caso não sejam analisados corretamente, podem custar sua inscrição. Algumas competições são restritas para startups de determinados segmentos, outras exigem o envio de vídeos e algumas competições preferem a participação de startups em early stage. Certifique-se de que tudo está correto, para então preencher o formulário.
  • Preenchendo o formulário. Reúna todas as informações coletadas da competição e da banca avaliadora e preencha o formulário de inscrição com muita atenção. Você não deve mentir, mas pode se certificar de que suas respostas e informações estejam bem escritas, sem erros de ortografia, e com certo appeal. Seja claro e objetivo, e tente fazer com que os avaliadores do formulário tenham curiosidade em conhecer você e sua empresa.
  • Aproveite! Ainda não alcançou o break-even, ou não conseguiu um investimento significativo? Então não terá nada a perder, apenas a ganhar! Essas competições de startups são ótimas oportunidades para praticar seu pitch, conhecer possíveis concorrentes que estão surgindo, conhecer pessoas e possíveis parceiros, e até mesmo testar seu modelo de negócio. Confira outros benefícios clicando aqui.

Agora você já sabe se preparar para uma competição de startups. Aproveite para participar do Desafio Sua Ideia Vale Um Milhão e seguir nossas dicas!