Como o Hábito de Blogar e Ler Blogs Está Mudando

postrank_logo_sep09A relação das pessoas com os blogs mudou muito nos últimos três anos, de acordo com os novos números divulgados pelo Postrank e o principal motivo desta mudança foi a ascensão das redes sociais.

Postrank divulgou uma análise baseada em métricas como comentários, trackbacks, links compartilhados e bookmarks online para os top 1000 feeds mais assinados e para 100.000 posts em blogs em cada ano desde 2007.

Os números não mentem: essa relação com os blogs realmente mudou, mas seu universo está de certo modo melhor do que era há três anos atrás.

Em uma visão geral, o uso do conteúdo online está crescendo mas a proporção entre conteúdo on-site (leitura de posts nos blogs) e conteúdo off-site, como comentários e compartilhamento no twitter, agregadores de feeds e redes sociais, está caindo.

Destaques da análise:

  • O engajamento total dos leitores cresceu 30% ao ano na amostra global e 69% na amosta dos top 1.000 feeds, que inclui os blogs e sites mais populares do estudo.

Para os 100.000 posts em blogs escolhidos aleatoriamente em cada ano, 2007, 2008 e 2009…

  • O engajamento on-site teve crescimento, mas em comparação on-site e off-site, houve queda de 50%.
  • Os blog ficaram menos sociáveis. O volume de trackbacks caiu de 19% para 3%.
  • O engajamento com conteúdo de blogs em redes sociais subiu de 1% para mais de 29% do total.

postrankonoffsite

  • O engajamento dos leitores se baseia nesses números: 29% – compartilhamento de links em redes sociais, 29% em bookmarking ou votações em sites como Delicious, Digg e Reddit, 38% – comentários nas redes e fora delas e trackbacks ficaram com apenas 3%. Segundo a equipe do Postrank, as trackbacks caíram muito assim como os serviços de favoritos (social bookmarking), mas os serviços de votação cresceram em sites como Digg e Reddit.
  • Em 2007 94% do engajamento ocorria em posts de trackback e ocorria no primeiro dia. 98% das ações dos leitores no primeiro dia ocorria na primeira hora.
  • Em 2008 este número caiu para 83% também no primeiro dia e em 2009 não passou de 64%. Como o crescimento do Twitter está em baixa, esse número faz sentido. Além disso, o Postrank concluiu que 36% das ações de engajamento dos leitores acontecem depois do primeiro dia. A web social está ajudando com a descoberta da informação.

É interessante notar que as pessoas estavam preocupadas que a real-time web iria destruir os hábitos de leitura, pois todos iriam se distrair com as novidades no Twitter, mas os números mostram algo diferente. Agora é tão fácil espalhar as informações que elas vivem mais e encontram mais pessoas, essa tendência está ajudando o conteúdo a alcançar lugares aonde ele não chegava.

0 responses to “Como o Hábito de Blogar e Ler Blogs Está Mudando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *