Como o Twitter Pode Unir a Web Semântica e a Web em Tempo Real

Recentemente na Semantic Technology Conference de 2010 em São Francisco várias discussões foram levantadas sobre a web semântica – a capacidade de compreender e interpretar de forma inteligente o conteúdo da web – e vemos um exemplo fascinante de como a web semântica está se encontrando com a web em tempo real através do Twitter e sua API de metadados. O estudante PH.D Joshua Shinavier falou sobre alguns cenários semânticos fascinantes para a utilização dessa tecnologia.

As mensagens do Twitter já possuem bastante metadados que permitem a filtragem inteligente e organização, incluindo a data e local. No entanto, com as anotações de metadados as possibilidades serão literalmente infinitas. Os tweets de metadados poderiam, eventualmente, conter informações ou links baseados nas palavras ou frases do próprio tweet, ou em opções adicionadas ao tweet, e até mesmo com outros dados externos, como o clima do local no momento que o tweet foi enviado. Imagine ser capaz de adicionar um número infinito de hashtags em um tweet sem desperdiçar seus preciosos caracteres.

Usando bases de dados existentes como a GeoNames, Linked Movie Database e o FOAF (Friend of a Friend), podemos realizar pesquisas muito específicas para gêneros de tweets. Os buscadores poderiam procurar por tweets sobre “lugares em países em desenvolvimento,” “filmes em inglês estrelados por atores chineses,” ou por “músicas de artistas que meus amigos gostam,” segundo Joshua.

Joshua compara as anotações com a versão de atributos em tempo real do RDF (Resource Description Framework), que dão aos sites metadados semânticos incrementados. Essas anotações seriam fáceis de serem implementadas por desenvolvedores, então o tamanho da rede de uso criará a “cauda longa” de dados semânticos em tempo real, segundo o estudante.

Basicamente, a web está ficando mais esperta. Não como a Skynet, mas ainda assim inteligente, e com o mashup do fluxo em tempo real das informações chegando de serviços como o Twitter, a web semântica pode proporcionar uma interação ao usuário ainda mais rica e profunda.

0 responses to “Como o Twitter Pode Unir a Web Semântica e a Web em Tempo Real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *