Como um Blog Pode Ajudar no Crescimento da sua Startup

Nota do editor: Este artigo foi originalmente publicado no blog do Desafio Sua Ideia Vale um Milhão, competição de startups do Buscapé Company. Confira nossa cobertura anterior aqui

Quem nunca trabalhou com conteúdo pode não acreditar, mas ter um blog pode ser muito vantajoso para sua startup. Além de aumentar sua autoridade em seu mercado, assegura que sempre haverá conteúdo para promover, e pode inclusive te dar um empurrãozinho nos mecanismos de busca (sendo uma ótima estratégia de SEO). Mas essas não são as únicas formas nas quais um blog pode te ajudar nos negócios.

Ao implementar um blog em seu site você pode se tornar um empreendedor mais inteirado e bem informado. Veja abaixo como possuir um blog não só te ajuda a atrair clientes, mas também fortalece sua empresa e sua posição como empreendedor.

Aproximação do seu negócio com clientes em potencial

Ao escrever conteúdo para o site da startup o empreendedor se vê preso a velhos jargões e grande formalidade para explicar da melhor maneira possível o que você faz. Já para seu blog, tudo será diferente, principalmente pelo fato de que, uma das vantagens de ter um blog é que, você se encontra mais próximo de uma conversa informal com sua audiência. Em seu blog é mais fácil conversar falar com seu cliente como se eles estivessem cara a cara com você. Com o tempo será possível manter essa informalidade enquanto coloca em pratica seus esforços de marketing, que terão mais efeito já que estará falando a língua do usuário/visitante. Será possível criar um relacionamento com o cliente, aumentando suas chances de persuasão.

Foque na sua audiência, e não em sua empresa

O foco do seu blog nunca será em você ou na sua empresa, mas sim no seu cliente/audiência. Para ter um alto engajamento será necessário oferecer conteúdo de qualidade para sua audiência. E qual seria esse conteúdo? Simples, aproveite sua expertise em seu mercado e desenvolva conteúdo voltado para solução de problemas comuns de seu segmento, escreva também sobre os interesses em geral dos visitantes, e, ao mesmo tempo, tente explicar o valor de sua empresa neste mercado. Esta prática não só lhe ajuda no engajamento de sua audiência, como também no quesito pesquisa, já que você passará a compreender as necessidades de seu povo. O sistema de comentários se torna também uma ótima maneira de obter feedback.

Identificação

Os blogs são utilizados para contar uma história, fazendo com que sua audiência se identifique com você. Ao escrever conteúdo original, você estará escrevendo também seus valores, sua opinião, sua experiência e filosofia, consequentemente atraindo pessoas com valores semelhantes ao seu. Mais uma vez, aproveite seu conhecimento para escrever histórias que ajudarão na compreensão de seu mercado e empresa.

É um ponto positivo, mas também pode se voltar contra você. Cuidado com o que escreve, não tente ser polêmico, e em alguns casos mais extremos, guarde sua opinião para você.

Conheça seus clientes

O blog de sua startup permite que os consumidores conheçam melhor seu negócio, o que você faz, como faz, e quais são os valores mais importantes ao fazê-lo. Mas, ao mesmo tempo, você também tem a oportunidade de conhecer melhor seus clientes e clientes em potencial. Além de conhecer seus clientes, será possível entender quais são seus interesses, suas dúvidas e onde seu produto está pecando, tudo isso através do sistema de comentários. Aos poucos você terá chance de criar uma base de clientes com diversos interesses e terá uma taxa de conversão maior, já que entenderá melhor seu público alvo.

Essas são apenas algumas vantagens que um blog com conteúdo de qualidade oferecerá para seu negócio. E você, conhece algum outro ponto positivo ao criar um blog para uma startup?

0 responses to “Como um Blog Pode Ajudar no Crescimento da sua Startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *