Com a alta competividade no mundo dos negócios, é cada vez mais frequente a participação das empresas em eventos especializados, como os trade shows. Um ótimo exemplo é o recente RDSummit organizado pela Resultados Digitais, no qual a Rock Content foi um dos expositores. Empresas de um mesmo setor se reúnem para apresentar seus produtos e serviços para o público. O intuito é conquistar esse público e consequentemente alavancar as vendas.  No entanto, vale ressaltar que somente estar presente nesses locais com grande circulação de pessoas, não é o suficiente. Para obter o resultado esperado é preciso traçar um planejamento estratégicos com todas as metas que deseja alcançar. Portanto,  separei algumas dicas que vão destacar a participação da sua empresa nesses eventos e é claro, vender mais. Confira!

1) Trace seus objetivos e saiba o que você quer tirar do evento  

A participação em eventos e feiras traz ônus para sua empresa, portanto, defina os objetivos que deseja alcançar através deste investimento. Reúna a equipe e trace metas. Os mais comuns são:

  • Geração de leads:
  • Fechamento de negócios:
  • Apresentar um novo produto:
  • Se reafirmar como líder de mercado:
  • Criar e Melhorar o relacionamento com o cliente:

Importante: Tenha um planejamento bem detalhado, tem maiores chances de obter resultados positivos.

No nosso caso, fizemos uma ação para cada um dos objetivos acima:

  • Geração de leads: Cada vendedor tinha uma meta de cartões de visitas coletados e fizemos até uma competição de “quem pegava mais cartões”. Com isso conseguimos gerar quase 400 leads no evento.
  • Fechamento de negócios: Tinhamos uma meta clara no evento. Recuperar o investimento em patrocínio em negócios fechados no próprio evento. Deu certo e conseguimos fechar quase 100% a mais que a conta de patrocínio em novos negócios apenas no evento presencialmente.
  • Apresentar um novo produto: No evento, aproveitamos nosso estande para anunciar um novo produto de Analytics da Rock Content. Quem visitava nosso estande era convidado a conhecer nosso novo produto de analytics de marketing de conteúdo. Essa é uma experiência ótima para pegar feedback em tempo real e planejar o roadmap da empresa.
  • Se reafirmar como líder de mercado: Além das ações acima, queríamos reforçar nosso papel como empresa líder em marketing de conteúdo no mercado brasileiro. Durante o evento, que tinha um público com alto fit para nosso produto, fizemos alguns sorteios e compramos as palavras chave relacionadas ao evento no Google Adwords. Quem procurava por “RDSummit” no Google dava de cara com um anúncio nosso dizendo. Está no RDSummit? Visite o estande da Rock Content e saiba como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a crescer.
  • Criar e Melhorar o relacionamento com o cliente: Marcamos reuniões com dezenas de clientes nossos que estavam no evento. Nos conhecemos pessoalmente, pedimos feedback e estreitamos o relacionamento.

2) Prepare sua equipe para o evento

A dinâmica de uma feira ou exposição é totalmente diferente da rotina de trabalho que sua equipe está acostumada. Portanto, isso pode causar um impacto negativo, principalmente nas pessoas mais introvertidas. O ideal é antever a esse problema oferecendo treinamento. Além de qualificados, os profissionais precisam possuir um perfil mais dinâmico, afinal é necessário desenvoltura para lidar com o público neste novo espaço.  Não  vale ficar sentado esperando seu cliente, seja visto! No nosso caso, nós alugamos um hostel para hospedar toda a equipe e fizemos reuniões pré e pós evento durante os 2 dias. Todos trocaram dicas, experiências e muito mais.

 

3) Escolha uma boa localização

Opte por uma boa localização na feira.  Evite se localizar próximo a banheiros ou fora do piso principal. Se a feira tiver um volume grande de expositores dificilmente os clientes visitarão todo o espaço.  Portanto, opte pelos estandes localizados próximo à entrada principal se possível. Fique atento também a localização dos seus concorrentes, não fique muito longe, mas também não fique muito perto se possível.

4) Seja lembrando e faça follow ups rigorosamente.

Parece um método antigo mais os cartões de visitas funcionam ainda são obrigatórios em eventos. Faça cartões com todos os seus contatos e pegue o máximo de cartões de visitas possível. Para cada cartão de visita coletado, anote no verso ou no evernote: O que foi falado com este lead? Quais são seus desafios? Qual o tamanho da empresa? Já utiliza alguma solução no meu mercado? É muito mais fácil retomar um contato se você já tem um contexto, um lugar comum para utilizar como gancho.

5)  Networking, sempre! 

Além de conquistar novos clientes, as feiras e eventos são um ótimo espaço para fazer business development e networking. Aproveite o tempo para conhecer novas pessoas, inclusive seus concorrentes.

6) Mensure os resultados.

É importantíssimo apontar os erros e acertos. Faça uma reunião com seu time. Apure os acertos e os erros de cada feira. Mensure tanto qualitativamente (o que podemos melhorar) quanto quantitativamente (quantas leads e quantos contratos fechamos).

Com essas dicas sua empresa vai chegar no próximo evento mais preparada e com certeza vai gerar mais resultados. E você, tem algo para adicionar? Qual o seu hack favorito? Não deixe de comentar!

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