Como Você Consome Conteúdo no Twitter?

O Twitter geralmente é considerado uma rede social ou um serviço de microblogging que evoluiu a partir do simples conceito de mensagens de texto em grupo. Mas a missão da empresa foi definida depois de cerca de quatro anos, e o termo rede social não é mais o foco para a proposição de valor.

Em vez disso, o Twitter esta cada vez mais focado em notícias, conteúdo e informações em um formato facilmente digerível. Ao oferecer atualizações em tempo real alimentadas por indivíduos e editores de sua escolha, o Twitter acabou ocupando o mesmo espaço que os leitores de RSS e sites de bookmarking como o Del.icio.us. E as pessoas gostaram mais do Twitter.

O conteúdo está proliferando na web por tantos formatos diferentes que parece que qualquer um que tentar acompanhá-lo será sobrecarregado por informações. Existem muitas ferramentas para organizar essa loucura das novas informações. O Facebook é onde encontramos grande parte do conteúdo que as pessoas compartilham diretamente com seus companheiros. Você também pode receber o seu conteúdo diário da web por email, sites de notícias, agregadores de links, favoritos do navegador, uma página inicial personalizada, leitores de RSS e outros feeds.

Mas para muitos usuários o Twitter é a melhor ferramenta para consumo de novos conteúdos na web.  O Twitter facilitou o compartilhamento de uma parte do conteúdo com o mínimo de exageros na descrição. As pessoas começaram a pensar no Twitter como uma maneira de simplificar a web. O Twitter oferece uma ampla variedade de conteúdo de seus amigos ou fontes que você admira em tempo real, classificados por seus interesses, mas também com um elemento de aleatoriedade. Faz você se sentir atualizado com as notícias diárias e, ao mesmo tempo, permitir que você descubra os últimos memes.

Estava tentando pensar em uma maneira atrativa para descrever o novo papel do Twitter. Mas apenas o utilize como um leitor de RSS ou para encontrar coisas interessantes aleatoriamente de pessoas como o Kanye West e a CNN. O Twitter tem evoluído até virar um leitor web personalizável, além de ser uma plataforma de microblogging e um meio social. A nova interface do Twitter.com, que inclui fotos e vídeos na sua stream, vai incentivar o usuário comum a utilizá-lo desta forma.

Mas e você, como usa o Twitter? E como define esta nova fase do serviço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *