No mês passado anunciamos em primeira mão a segunda edição do Desafio Sua Ideia Vale um Milhão do Buscapé Company. Hoje mais detalhes sobre a edição de 2012 do Desafio foram revelados numa coletiva de imprensa na sede da empresa. Algumas das empresas vencedoras da primeira edição do Desafio apresentaram o atual estágio de seus negócios após ter recebido o apoio financeiro e de gestão do Buscapé Company: André Nazareth do MeuCarrinho, Marcos Oliveira do Urbanizo e Rodrigo Vitulli do Resolva.me.

Assim como no ano passado, a segunda edição do desafio “Sua Ideia Vale Um Milhão” dará ao vencedor a oportunidade de se tornar sócio da maior empresa de internet brasileira, recebendo um investimento de R$ 300 mil, correspondente a 30% do negócio. A expectativa, em 2012, é chegar a mais de 1 mil projetos e 3 mil empreendedores participantes. As inscrições vão de 4 de Junho a 30 de Agosto.

“Somos o melhor investidor do país para empresas de base tecnológica, estratégico, de modo que não temos interesse em sair do negócio, mas sim que ele se perpetue e seja um sucesso dentro da plataforma Buscapé Company. Por isso, estamos constantemente em busca de novos projetos para o mercado e de empreendedores com garra, energia e muita determinação. Como resultado, criamos este desafio, que atraiu muitos talentos no ano passado e que certamente irá envolver um número ainda maior de empreendedores nesta segunda edição”, afirma Ayrton Aguiar, VP de Fusões e Aquisições do Buscapé Company.

Para este ano, o formato sofreu mudanças importantes para tornar o desafio ainda melhor. Agora, o “Sua Ideia Vale Um Milhão” terá uma semifinal, na qual os 5 melhores projetos passarão por um processo de “Mentoria” na empresa, com duração de uma semana. Seis semanas depois, com um modelo de negócios aperfeiçoado e um protótipo em funcionamento, os empreendedores irão apresentar suas ideias para uma banca de avaliação do Buscapé Company.

“Vamos avaliar alguns pontos importantes, como equipe, foco, tecnologia, estratégia e motivação. Após todo esse processo, o projeto que se tornar vencedor do desafio receberá todo o suporte necessário para que se viabilize. Somos responsáveis pelo que cativamos e, por isso, é de extrema importância que o ecossistema Buscapé Company esteja ao alcance dessa nova empresa,” explica Ayrton Aguiar.

Durante o desafio de 2012, as redes sociais terão papel importante de interação com os participantes e demais interessados. Sites como Facebook, LinkedIn e Twitter terão conteúdo exclusivo voltado ao “Sua Ideia Vale Um Milhão”. “Vamos explorar ao máximo o poder de disseminação de informações das redes sociais”, finaliza Ayrton.

Como foi a Primeira Edição do Desafio?

A edição de 2011 do desafio teve como vencedores 4 startups: Urbanizo, que ajuda a precificar o metro quadrado urbano, MeuCarrinho, aplicativo para celular que compara preços de produtos no ponto de venda, HotMart, que disponibiliza toda infraestrutura necessária para operação e distribuição de conteúdo digital, e o Buscapé Company acabou investindo em outro candidato, o ResolvaMe, uma rede social para qualificação de serviços especializados.

O Buscapé Company realizou uma pesquisa para traçar uma radiografia do atual cenário da indústria de startups no Brasil com base nos dados levantados pelo Desafio “Sua Ideia Vale Um Milhão” do ano passado, que recebeu mais de 800 projetos.

De acordo com o estudo, os planos apresentados que tiveram maior recorrência foram os Facilitadores de Prestadores de Serviço, Novos Modelos de Compra Coletiva, Leilão de Centavos e projetos de Integração entre E-commerce e Supermercados, entre outros.

A região Sudeste liderou o número de inscrições em 2011, com 63%. Em seguida, vem a região Sul, com 19%; a Nordeste, com 10%; a Centro-Oeste, com 7%; e a Norte, com apenas 1%. Do total de projetos inscritos, quase a metade, 49%, vieram de fora das capitais. O estudo também indicou que, do total, 76% não possuíam empresa constituída e 74% não desenvolveram um plano de negócios.

Em breve teremos o lançamento do site do Desafio sua Ideia Vale um Milhão 2012, com mais detalhes do regulamento e das inscrições. Fique ligado!