Entenda as Diferenças Entre 3G, 3.5G e do 4G

Poucas tecnologias de consumo são tão sobrecarregadas com siglas misteriosas como os telefones celulares modernos. Agora a palavra de destaque na indústria móvel é 4G. Porém, o problema é que nenhuma das atuais redes cumpre os reais requisitos da União Internacional de Telecomunicações para ser chamada de 4G.

As tecnologias que atualmente estão no mercado e que são rotuladas como 4G são a LTE e a WiMAX. Elas representam uma grande mudança de geração em relação ás redes 3G de hoje em dia que é óbvio o motivo que os departamentos de marketing preferem o apelido de 4G, embora os organismos oficiais não as considerem tecnologias 4G oficiais.

Vamos entender as decisões do marketing e analisar como chegamos aqui, o que o 4G tem a oferecer, o que significam as siglas comuns, e como elas são diferentes das redes 3G de hoje em dia.

Entendendo o 3G

A maioria dos telefones modernos com 3G (incluindo o iPhone 3G) atualmente utilizam uma tecnologia chamada HSPA (High Speed Packet Access – Acesso de Pacote de Alta Velocidade). Foi esta tecnologia que permitiu que os usuários realmente utilizassem a Internet em seus celulares, que enviassem fotos e tivessem acesso à vídeos streaming com velocidade utilizável. O HSPA cobre cerca de 3,6 Mbps.

Então, com a introdução do HSPA+ – com velocidade até 7,2 Mbps (e com algumas modificações para até 21 Mbps e um limite teórico de até 168 Mbps), as velocidades wireless começaram a ser concorrentes das conexões a cabo caseiras e um espectro completo de serviços web para serem usados nos dispositivos móveis se tornou possível. Só para complicar as coisas, os aparelhos 3G que suportam velocidades de 7,2 Mbps frequentemente são chamados de 3.5G.

Os Atuais 4G

Durante o ano passado ou um pouco antes, temos visto a introdução de duas tecnologias chamadas 4G: LTE (Long Term Evolutions – evoluções em longo prazo) e WiMAX. Nos EUA , a Sprint está usando padrões WiMAX para suas redes e a Verizon está usando a LTE. Com o CLEAR, a Clearwire também está oferecendo uma rede banda larga baseada na WiMAX que visa os consumidores que querem internet de velocidade alta em seus notebooks nos arredores de suas casas, embora o alcance da rede da empresa ainda seja limitada a um seleto número de cidades do EUA.

Uma das maiores diferenças – além da maior velocidade – entre essas redes e a 3G é essa voz – que até agora percorria em uma linha separada – agora roda na mesma rede que os dados, e a telefonia se torna basicamente um aplicativo VoIP similar ao Skype.

Com velocidades acima de 100 Mbps, as redes wireless podem facilmente concorrer com as velocidades das conexões com fio. Graças a isso, as áreas onde atualmente são muito caras para atualização das redes com fio podem em breve ter acesso a banda larga real. Ao acabar com os enormes custos de conectar fisicamente todos os lares para as redes com fio, nós também esperamos ver mais competição entre os provedores de Internet.

As operadoras com WiMAX como a Clearwire também são capazes de oferecer os chamados pacotes “triple-play” (os tais combos) que reúnem serviços de Internet , telefone e televisão através da conexão com fio.

O Verdadeiro 4G: Chegando em 2012

Embora nenhuma especificação final de 4G tenha sido finalizada ainda, a atual expectativa é que o padrão terá velocidade mínima de 1 a 5 Gbps (isso mesmo, GIGAS! Wow!). De acordo com um recente relatório (PDF) da Rysavy Research feito para a 3G Americas, as primeiras redes que irão realmente cumprir com esses requisitos oficiais para o 4G provavelmente usarão as especificações da LTE-Advanced. Porém as especificações finais para a LTE-Advanced não serão concluídas até Março de 2011, e as primeiras redes com suporte a este padrão não funcionarão antes de 2012.  A outra especificação real do 4G que está sendo discutido é o padrão IEEE 802.16m, apoiado pelo fórum WiMAX.

As maiores velocidades não são a única vantagem dessas redes. A latência – isto é, o tempo que leva a rede a responder um pedido – também é bastante reduzida nessas redes.

E você, já está na fila para comprar o seu iPhone 4(G?)?

0 responses to “Entenda as Diferenças Entre 3G, 3.5G e do 4G

  1. Pingback: Nokia Lumia 710
  2. Pingback: Smartphone Nokia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *