Conheça Melhor os Vencedores do Desafio Buscapé – Hotmart

O Desafio Buscapé 2011 chegou ao fim, mas a luta das empresas participantes, inclusive dos vencedores, está apenas começando. Para você conhecer um pouco mais de cada vencedor, resolvemos fazer uma série de entrevistas com todos os vencedores da competição.

Vamos começar com a startup Hotmart, uma plataforma de distribuição de conteúdo digital que inclusive já foi pauta no ReadWriteWeb Brasil. Conversamos com João Pedro Resende, que explicou um pouco da história da startup fundada por ele e Mateus Bicalho.

RWW: Como foi que tudo começou? Conte-nos um pouco da história do surgimento da startup até a participação do Desafio Buscapé 2011.

Hotmart é uma plataforma de distribuição de conteúdos digitais e de uma forma ou de outra, estive envolvido com venda de conteúdo digital e virtual goods desde 2004. Cheguei a vender de itens virtuais encontrados em jogos online até ebooks escritos por mim, portanto sempre soube quais eram os desafios que alguém teria ao tentar comercializar este tipo de produto. Somada a esta experiência, passei vários anos trabalhando com monetização de sites e algo que ficou bastante claro é que as alternativas que existiam até então, geravam resultados quase insignificantes para a maioria dos blogs e sites de conteúdo, especialmente aqueles que focam em um nicho específico.

Com um pouco de pesquisa vi que o mercado de produtos digitais era algo que já tinha bastante movimento nos EUA e comecei a pensar como seria uma solução que poderia resolver tanto a complexidade técnica envolvida nestas operações, como também prover um forma de alavancar as vendas de conteúdo. Então convidei meu sócio, Mateus Bicalho, para tocarmos juntos o projeto, testamos o mercado no Brasil, validamos a demanda e lançamos a primeira versão do Hotmart, que até o final de Março funcionava apenas em modo Beta Fechado.

O Beta Fechado nos deu vários insights e feedback para evoluirmos o produto. Ganhamos tração, validamos nosso modelo de negócios e então decidimos nos inscrever no Desafio.

RWW: Vocês já participaram de outras competições de startups? O que motivou a participação no Desafio Buscapé?

Nunca participamos. A competição do Buscapé é diferente porque não se trata de um simples aporte financeiro. Ter um gigante como o Buscapé do lado viabiliza um crescimento muito mais rápido, não só por podermos integrar nossa plataforma com as diversas outras empresas do Grupo, como também por podermos aproveitar o know-how destes caras que são o maior case de uma empresa de Internet no Brasil.

RWW: Quais as características e recursos da startup que, na sua opinião, foram cruciais na decisão dos juízes?

Para a qualificação dos 9 finalistas, acredito que o principal critério foi a coerência e clareza das informações do sumário executivo e do projeto como um todo. Certamente os juízes validaram se aquelas informações faziam realmente sentido. Na final, acredito que os juízes olharam a maturidade das idéias e dos projetos, a paixão dos empreendedores e o grau de sinergia com o Grupo.

RWW: E agora? Quais são os planos para o investimento recebido?

Há um caminho longo pela frente, mas que agora pode ser cruzado muito mais rápido. A maior parte do investimento será destinada para nossa equipe de produto, que ainda tem muito o que fazer! Uma outra porção será usada para bancar custos operacionais e marketing.

RWW: Qual dica você daria para as startups em estágio inicial que pretendem entrar em futuras competições de startups?

Cheguem na competição com um protótipo ou um MVP e de preferência com alguma prova de que vocês validaram o mercado. Se tiverem gerado pelo menos R$ 1,00 de receita, melhor ainda. No final das contas é isso que mostra que a equipe tem o mínimo de capacidade de execução e é capaz de entregar. Fazendo isto, você já terá deixado 90% dos outros candidatos para trás.

RWW: Obrigado e boa sorte!

5 responses to “Conheça Melhor os Vencedores do Desafio Buscapé – Hotmart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *