Conheça Melhor os Vencedores do Desafio Buscapé – Urbanizo

O Desafio Buscapé 2011 chegou ao fim, mas a luta das empresas participantes, inclusive dos vencedores, está apenas começando. Para você conhecer um pouco mais de cada vencedor, resolvemos fazer uma série de entrevistas com todos os vencedores da competição.

Já entrevistamos o pessoal da Hotmart, da AnuncieLá, do MeuCarrinho, e finalmente chegou a vez do vencedor que faltava, a Urbanizo, startup que ajuda a entender o custo do metro quadrado nos grandes centros afim de ajudar pessoas e empresas a otimizar suas decisões de compra. Conversamos seu fundador, Marcos Oliveira.

RWW: Como foi que tudo começou? Conte-nos um pouco da história do surgimento da startup até a participação do Desafio Buscapé 2011.

A idéia do Urbanizo aconteceu no momento em que formávamos, juntamente com mais 8 amigos, um grupo para investir em imóveis. Sempre que íamos pesquisar um imóvel, enxergávamos uma grande dificuldade em saber se o valor que estava sendo cobrado era justo . Estávamos nas mãos dos portais imobiliários e de seus anunciantes. Além disso, não sabíamos se o preço era justo para uma determinada região.

Procuramos algumas soluções que pudesse contornar isso, mas não encontramos. E foi aí que enxergamos essa oportunidade que ainda não havia sido explorada anteriormente. Antes do desenvolvimento, validamos a ideia com algumas pessoas da área, como corretores, imobiliárias e compradores de imóveis. Todos acharam a ideia interessante e disseram que o mercado realmente sente a falta de uma tecnologia desse tipo.

Resumidamente, o Urbanizo é o precificador do metro quadrado urbano. Buscamos os valores de imóveis em toda a Internet, e assim, a partir de algoritmos estatísticos, conseguimos dizer quanto vale o metro quadrado de uma rua, de um bairro, de uma cidade ou de um país. Desenvolvemos também um motor para geração de mapas de calor, onde conseguimos visualizar, sobre um mapa, as regiões mais valorizadas de uma cidade. Comparações, recomendações, busca de imóveis, vendedores mais em conta também são alguns dos valores gerados pelo Urbanizo.

Atuamos no mercado imobiliário dos grandes centros urbanizados. Começamos com 4 cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), mas nosso objetivo é expandir para outras cidades brasileiras, América Latina e outras partes do mundo. Nosso público alvo são compradores e vendedores de imóveis, imobiliárias, corretores, construtoras, investidores e analistas imobiliários.

O Urbanizo está no ar para algumas pessoas que estão nos ajudando a validar nossos modelos. Estávamos próximos de lançar quando veio a possibilidade de nos tornarmos parceiros e sócios do grupo Buscapé. Estamos segurando o lançamento até alinharmos a nova estratégia com o Buscapé.

Iniciamos a concepção da idéia no final de 2009, iniciando o desenvolvimento em meados de 2010. Portanto, entre idéias e desenvolvimento temos 1 ano e meio de projeto.

RWW: Vocês já participaram de outras competições de startups? O que motivou a participação no Desafio Buscapé?

Eu já havia participado de outras competições de startups, mas com minha outra empresa, a Intacto TV Digital. Fomos campeões da competição de startups da Campus Party Brasil e Campus Party Europa.

O que mais nos motivou a participar do Desafio Buscapé foi a sinergia que enxergamos entre o projeto Urbanizo e o core business do Grupo Buscapé. Na nossa visão, o Grupo Buscapé e a Naspers não são apenas investidores financeiros, mas também estratégicos. Além da pesada atuação aqui no Brasil, podemos contar com eles para uma expansão internacional, que é um dos nossos principais objetivos.

RWW: Quais as características e recursos da startup que, na sua opinião, foram cruciais na decisão dos juízes?

Acredito que os pontos mais relevantes para a nossa escolha foi: produto com uma forte base tecnológica já maturada; first mover; desenvolvimento baseado em lean startup e metodologias ágeis; e, principalmente, escalabilidade. A experiência tecnológica e empreendedora da equipe também foram fatores cruciais, ao nosso ver.

RWW: E agora? Quais são os planos para o investimento recebido?

Aumentar a equipe, finalizar o desenvolvimento tecnológico e escalar, escalar e escalar!

RWW: Qual dica você daria para as startups em estágio inicial que pretendem entrar em futuras competições de startups?

Numa competição de startups é muito importante mostrar paixão pelo que você faz. O famoso sangue nos olhos. Não tenha medo de te chamarem de louco, mas prove, na sua apresentação, que louco é quem não investir na sua idéia. Acredito que a inovação tecnológica somada com uma característica first mover, com um tempero bem forte de modelo de negócios e uma pitada de escalabilidade são ingredientes importantes para seu projeto sair entre os principais pratos no cardápio de um investidor. Mas receita certa não existe. E, novamente, o fundamental é ter paixão e acreditar!

RWW: Obrigado e boa sorte!

0 responses to “Conheça Melhor os Vencedores do Desafio Buscapé – Urbanizo

  1. Também achei bacana, apesar de ter me identificado mais com o Anuncie Lá. Vamos ver em quanto tempo o Urbanizo vai estar no jeito pra gente usar e medir se foi merecedor mesmo! Abraços

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