Conheça o Sem Sujeira. CrowdSourcing por Campanhas Eleitorais mais Limpas.

Em tempo de eleições sempre nos deparamos com as ruas mais poluídas, muito material gráfico desnecessário e um visual terrível em nossas cidades. Pensando nisso, Paulo Moura iniciou um projeto que nós apoiamos e admiramos bastante, tanto pela iniciativa, tanto quanto pelo potencial de acordar a cidadania do brasileiro, utilizando crowdsourcing.
Sem Sujeira é um projeto que visa denunciar a colocação de cartazes e propagandas irregulares nas cidades brasileiras. Esse problema, que já é uma constante em nossas cidades, piora sensivelmente no período eleitoral.

Como funciona?

O site http://semsujeira.com recebe as imagens das propagandas irregulares juntamente com a localização aproximada do lugar no Google Maps. Cada novo post também é divulgado na página do Twitter do projeto: o @semsujeira.
Como participar?
A contribuição do público é essencial nesse projeto, pois através dela é criada uma maior cobertura das irregularidades ocorridas nas cidades brasileiras. Para participar, basta mandar uma mensagem para cidadesemsujeira@gmail.com com as fotos (ou links) dos cartazes e o endereço completo ou aproximado. Essa informação também pode ser mandada via DM pro usuário semsujeira. O endereço é necessário para criar a entrada no mapa do projeto e para facilitar posterior remoção.

Como saber se uma propaganda é realmente irregular?

No caso de propaganda política, estes são os critérios de classificação de uma propaganda irregular, de acordo com o site “Campanha Sem Sujeira

  • Faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições
    • PODE: Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4 m² e desde que não contrariem outras disposições da legislação eleitoral.
    • NÃO PODE: Em troca de oferecimento pelo candidato ao eleitor de dinheiro ou qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.
  • Outdoor
    • NÃO PODE: Independentemente do local, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos às penalidades cabíveis (retirada imediata e pagamento de multa).

O projeto é uma iniciativa louvável e parabenizamos o idealizador pelo engajamento e por propor um modelo pró-ativo e não apenas militante.
Gostaríamos muito de conhecer mais projetos similares que mobilizem a cidadania do brasileiro. E você, já fez sua ação cidadã hoje?

0 responses to “Conheça o Sem Sujeira. CrowdSourcing por Campanhas Eleitorais mais Limpas.

  1. Se uma propaganda é colocada num lugar que não seja uma propriedade particular (ex: universidades, escolas, pontos de ônibus), também é considerada como irregular? Alguem sabe de algum “manual” que especifique quais são regulares e quais que não ou são somente estas regras citadas no post?

  2. Se uma propaganda é colocada num lugar que não seja uma propriedade particular (ex: universidades, escolas, pontos de ônibus), também é considerada como irregular? Alguem sabe de algum “manual” que especifique quais são regulares e quais que não ou são somente estas regras citadas no post?

  3. Olá, Herbert!

    Um bom guia para saber classificar se a propaganda é irregular ou não está abaixo:

    http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/regras-do-jogo.html

    Por lá, conclui-se que são propagandas irregulares todos os casos citados por você. Pontos de ônibus são equipamentos urbanos e universidades e escolas são considerados bens de uso comum, mesmo sendo particulares.

    “NÃO PODE
    Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda.

    ATENÇÃO: Bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada.”

  4. Olá, Herbert!

    Um bom guia para saber classificar se a propaganda é irregular ou não está abaixo:

    http://www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br/regras-do-jogo.html

    Por lá, conclui-se que são propagandas irregulares todos os casos citados por você. Pontos de ônibus são equipamentos urbanos e universidades e escolas são considerados bens de uso comum, mesmo sendo particulares.

    “NÃO PODE
    Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda.

    ATENÇÃO: Bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada.”

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