Conheça os Empreendedores Brasileiros no Startup Chile: Herval e o seu Novelo

Autor Convidado: Nos últimos 7 anos Karla Lopez trabalhou com desenvolvimento humano em grandes empresas brasileiras. Começou com eLearning, passou por desenvolvimento de talentos e gestão do conhecimento. Em 2010, foi trabalhar em uma startup focada em orientação profissional, aprendeu muito, e agora está começando um novo negócio: a JobConvo.com, que pretende tornar o processo de recrutamento nas empresas mais rápido e mais barato, com vídeo entrevistas online. Você pode conferir os posts da Karla sobre o Startup Chile aqui e aqui.

Se tem uma pessoa que representa bem o ‘espírito brasileiro’ aqui no Startup Chile, esse cara é o Herval Freire. E no bom sentido: Esperto, curioso, pergunta tudo, quer ver tudo, topa ajudar, dar opinião e participar sempre. Agita desde um Meetup formal para compartilhar a sua experiência até o happy-hour e o cineminha do fim de semana. Tudo isso com aquele sotaque paraibano, e na companhia da sócia Michele Veronese.

O projeto do Herval e da Michele é o Novelo. Um aplicativo de ‘social shopping’. Social shopping, venda integrada às redes sociais. A idéia é ótima pela simplicidade: setup instantâneo, o usuário nunca deixa a página do vendedor durante a compra ou o pagamento, os clientes compartilham os links das suas compras e produtos preferidos e a lojinha funciona totalmente dentro do Facebook, Google+ ou Orkut.

Vídeo Pitch Novelo:

Esse não é o primeiro projeto do Herval. Desde 2002 ele já fundou umas 5 startups, participou de mais um par, perambulou por Manaus, Rio, Alemanha, Estados Unidos e Suíça e, agora, está aqui em Santiago, participando do Startup Chile.

Os dois sócios dizem que o Novelo foi uma experiência de fim de semana”. Eles decidiram testar o produto no ar para ver qual seria a resposta do mercado, chamaram alguns conhecidos para validar o conceito e, em um instante, já estavam com 50 vendedores ativos. Dois meses de desenvolvimento depois, eles trabalharam a marca e lançaram versões em inglês e espanhol. O Novelo conta hoje com mais de 3 mil usuários  registrados e cresce 10% ao dia.

Os brasileiros ainda são maioria no Novelo, mas com menos de um mês do lançamento em inglês e espanhol o número de usuários americanos já chega a 15%, índice seguido de perto por Espanha, Argentina e Chile. O time está aqui trabalhando duro no desenvolvimento da plataforma com base no feedback de vendedores e compradores.

Quando perguntei a Herval e Michele como é empreender em João Pessoa, a resposta foi: “Se conseguirmos fazer isso dar certo da Paraíba, o resto vai ser fácil!”. Isso tem muito a ver com o espírito do programa, que “importa” empreendedores para criar uma cultura de empreendedorismo aqui no Chile. Para criar ou mudar uma cultura o importante é continuar tentando. Um dia, talvez, a experiência de  Herval e Michele em João Pessoa seja uma faísca em um grande show de fogos de artifício da comunidade empreendedora do Norte e Nordeste. Rafael Barros, recifense do CAPS Doc é outro representante do empreendedorismo nordestino aqui no Startup Chile. Estou torcendo não só pelos projetos de cada um deles, mas pelo incentivo que eles representam às comunidades locais.

0 responses to “Conheça os Empreendedores Brasileiros no Startup Chile: Herval e o seu Novelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *