Conheça os Empreendedores Brasileiros no Startup Chile: Raphael Barros e o CAPS Doc

Autor Convidado: Nos últimos 7 anos Karla Lopez trabalhou com desenvolvimento humano em grandes empresas brasileiras. Começou com eLearning, passou por desenvolvimento de talentos e gestão do conhecimento. Em 2010, foi trabalhar em uma startup focada em orientação profissional, aprendeu muito, e agora está começando um novo negócio: a JobConvo.com, que pretende tornar o processo de recrutamento nas empresas mais rápido e mais barato, com vídeo entrevistas online. Confira os posts da Karla sobre o Startup Chile: Embarcando no Startup Chile – Uma Semana no Startup Chille – Conheça os Empreendedores Brasileiros no Startup Chile: Herval e o seu Novelo.

Alguma vez você já pensou que a dor da dificuldade para marcar uma consulta médica era maior do que a dor que estava te lavando ao médico?

Isso aconteceu com o Raphael Barros, recifense, 24 anos. Ao invés de xingar muito no Twitter, ele preferiu chamar dois amigos para tentar resolver o problema, criando o CAPS Doc.

A solução: Os médicos criam um perfil e uma agenda, com os horários de atendimento. Os clientes buscam por médico ou especialidade, consultam o perfil e marcam um horário na agenda. Precisa de uma consulta para essa semana? Você pode buscar por disponibilidade também…

Raphael encarou vir para Santiago sozinho, aproveitar a oportunidade do Startup Chile em nome da CAPS Doc. Ele vem de uma família de médicos e chegou a considerar medicina também. Foi no pré-vestibular que, como ele mesmo diz, resolveu fazer um ‘pivot’ para administração e direito.

Bartolomeu Cavalcanti e Mauro Vieira, os outros sócios do CAPS Doc, também tem background em administração e eles optaram por ter o desenvolvimento no Recife. Pernambuco é hoje um pólo importante de tecnologia, com bons profissionais a um custo razoável para uma startup.

Os criadores: Raphael, Mauro e Bartolomeu

Quando perguntei sobre como é empreender no Nordeste, a reação do Raphael foi super positiva. Segundo ele, o Porto Digital (parque tecnológico e incubadora de empresas) e o C.E.S.A.R. (centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologia da Informação e Comunicação) tem ajudado a amadurecer a comunidade empreendedora.  O networking entre empreendedores iniciantes e empreendedores experientes também tem se mostrado fundamental e frutífero, como no grupo StartupPE no Facebook, que é super ativo.

Sobre a experiência do StartUp, Chile Raphael ressaltou a validação do modelo de negócio. O programa também tem ajudado o CAPS Doc a atrair contatos importantes, como mentores e investidores. O networking também foi apontado como um dos pontos altos do programa. Segundo Raphael, o contato e o feedback de empreendedores com outras experiências trás novas perspectivas para o negócio.

0 responses to “Conheça os Empreendedores Brasileiros no Startup Chile: Raphael Barros e o CAPS Doc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *