Contagem Regressiva para o Fim do Bloglines
O RSS não morreu, mas o Bloglines, um dos mais veneráveis leitores de RSS, está prestes a fechar no mês que vem. De acordo com um artigo do TechCrunch, a empresa mãe do Bloglines, a IAC, anunciou oficialmente no final da semana passada e fechará o serviço no dia 1º de Outubro. Nos primórdios do RSS, o Bloglines era O leitor de feed oficial para os early adopters. Porém, ao longo dos últimos anos a empresa lutava para inovar e para manter seus usuários.
O Bloglines foi fundado por Mark Fletcher em 2003 e comprado pelas empresas IAC/Ask.com em 2005. Embora fosse uma das histórias de sucesso mais rápido do movimento RSS, o serviço não conseguiu se manter no topo após o lançamento do Google Reader e de uma série problemas técnicos que ofuscaram sua confiança por um tempo.
Há também questões inerentes ao mercado de leitores de RSS que, como disse o presidente da Ask.com Doug Leeds ao TechCrunch, fizeram do serviço uma proposta inviável para a empresa. De acordo com Doug, a pesquisa de mercado da IAC indica que o número de pessoas que consomem feeds de RSS diminuiu já que as pessoas migraram parte de seu consumo de notícias para outras fontes como o Twitter. De fato, como vimos no ReadWriteWeb no final do ano passado, um dos pontos mais interessantes do ano de 2009 foi a queda gradual do número de leitores de RSS.
Um Monopólio do Google Reader?
Em 2008 o autor Marshall Kirkpatrick escreveu que o Bloglines era uma importante parte do ecossistema RSS e que “a Google não deve ter o monopólio sobre os leitores de RSS.” Depois que o Newsgator e o Bloglines fecharem suas ferramentas baseadas na web, o Google Reader terá sim o monopólio sobre os leitores de RSS baseados na web. Mas no desktop você encontra algumas opções excelentes como o NetNewsWire para o Mac e o FeedDemon para Windows. Com o Fever e seu custo de US$30 e o Tiny Tiny RSS, que é gratuito e de código aberto, você pode também hospedar seu próprio leitor RSS web no seu próprio servidor.
Você Sentirá Falta do Bloglines?
Muitas pessoas já saíram do Bloglines há muito tempo e foram em direção ao Google Reader. Mas e você? Vai sentir falta ou você já nem lembra como funcionava? Você foi para outro leitor ou abandonou o RSS também?
Eu gostava do Bloglines, porém hoje uso o Google Reader. Motivo: problemas técnicos. Era frustrante querer ler as notícias do dia e se deparar com um site fora do ar. Fora feeds que voltavam a aparecer nas listas de não lidos.
Quando os problemas técnicos eram poucos ainda era possível continuar o uso do bloglines, mas na época em que os problemas se intensificaram resolvi ir para o Google Reader. Espero não passar pelos mesmos problemas com o Google.
O rss ainda é uma boa maneira para ler noticias. Existe a opção do TupiBox. Simples, bonito e nacional e via web: http://www.tupibox.com
Desde sempre eu usei o Google Reader e nunca experimentei outro leitor de RSS. Acho difícil abandonar o RSS e felizmente duvido que um dia o Google acabe com o Reader.
Puxa, eu uso o Bloglines até hoje! Não sei se curto tanto assim o “jeito Reader” de fazer as coisas, prefiro que o meu RSS reader se pareça com um. Também uso o Bloglines no iOS e até meu blog integra com ele (melhor do que uma lista de links é listar os sites que eu *realmente* leio). Vai fazer muita falta, estou passado. 🙁
saudades do bloglines já. estou odiando o reader. acho que vou migrar pro rojo que me parece ser o mais usado no mundo.