A Google está se empenhando no quesito social com o Google+. A rede social vem apresentando alguns recursos inovadores, mas ela também precisa de funcionalidades que já existem nas velhas redes sociais (Facebook e Twitter). Isso se a intenção da empresa for de competir no mercado, o que parece que é. Digamos que essas inspirações são necessárias para qualquer tipo de empresa, e uma cópia necessária não faz mal a ninguém já que os serviços também se inspiram em recursos apresentados pelo Google+. Desta vez, uma “nova” funcionalidade relacionada ao chat foi lançada, permitindo o chat com pessoas de círculos mútuos.

Segundo o Mashable, agora é possível conversar com os usuários que estão nos seus círculos que também tenham lhe adicionado aos deles. Assim como as DMs do Twitter, que são permitidas apenas com usuários que se seguem, e o chat do Facebook, que é permitido entre amigos, este recurso vai quebrar uma pequena barreira de comunicação do serviço, permitindo que você entre em contato com seus companheiros de Google+ com maior facilidade.

Mas a atualização não acaba aqui, esta interação com seus círculos vai além da rede social da Google. A empresa divulgou que também é possível conversar com seus círculos através do Gmail, Google Plus, iGoogle, Orkut, e com o cliente do Google Talk. Isso mesmo, até o Orkut entrou na jogada.

A Google sabe das preocupações dos usuários com a privacidade (talvez tenha aprendido com os erros do Facebook), por isso é necessário dar permissão para ativar o novo recurso. Depois que aceitar, basta escolher quais os círculos que você pretende socializar e ir pro abraço.

Você já tinha percebido esta mudança? O que achou? Não se esqueça de adicionar o perfil do WebHolic aos seus círculos.