Crie o seu Próprio Foursquare com Plataforma Open-Source

Até então, o Ushahidi tem sido mais conhecido como o serviço para publicações locais durante os tempos de crise. Desde o seu uso durante o terremoto do Haiti até a revolução no Egito e na Líbia, o serviço tem sido usado para ajudar os trabalhadores humanitários a reportarem localizações utilizando a tecnologia SMS. Mas, recentemente a empresa mudou de rumo e lançou o seu serviço open-source de check-ins.

Agora, qualquer pessoa com um servidor e um pouco de conhecimento em PHP pode criar um Foursquare, Gowalla, Facebook Places ou o seu próprio serviço de check-in, e manter seus dados de localização longe das corporações e do público.

No início deste ano a empresa anunciou que iria lançar um aplicativo móvel de check-ins para seu serviço open-source Crowdmap. Recentemente o aplicativo foi lançado para o iPhone e torna mais simples para qualquer pessoa criar seu próprio serviço de check-ins, de várias maneiras. O aplicativo faz algo bastante simples – permite que o usuário envie fotos com um pequeno texto e anexa as coordenadas do GPS para qualquer serviço baseado no Crowdmap. Já em relação ao servidor, que é completamente open-source, tudo pode ser configurado para ser público, privado ou protegido por senhas ou nomes de usuários. Os dados nunca chegam nos servidores do Ushahidi (a não ser algumas estatísticas anônimas coletadas através do aplicativo), o que significa que não há necessidade de se preocupar com a venda ou o mau uso de seus dados de localização.

Brian Herbert, diretor do Crowdmap, falou que com o aplicativo, você “cria o seu próprio Foursquare.” Com isso, o Ushahidi se tornou a primeira plataforma de checkins open-source disponível em todas as plataformas móveis.

Mas para que você iria querer “criar o seu próprio Foursquare”? Simples, para ter controle total dos seus próprios dados. Em uma recente discussão sobre privacidade e serviços baseados em localização, o COO do Reputation.com, Owen Tripp, falou sobre as várias maneiras que os dados de localização podem ser usados de forma negativa para o usuário final, desde companhias de seguro para negar pedidos de cobertura de seguro e até mesmo chefes espionando seus empregados. Da mesma forma que o Status.net e o Diaspora fornecem alternativas open-source para o Twitter e o Facebook, respectivamente, o Ushahidi pode fornecer uma série de alternativas para qualquer serviço mainstream de check-ins. Ele pode também criar um domínio inteiramente novo de serviços de check-ins especializados onde os usuários controlam como os seus dados são utilizados e armazenados.

Além da capacidade de criar o seu próprio serviço baseado em localização, o aplicativo de check-in Ushahidi também aumenta a usabilidade do Ushahidi para trabalhadores sem tempo, que estão sempre dependendo de seus smartphones.

“Em alguns casos, não faz sentido preencher completamente os relatórios do Ushahidi, pode ficar complicado,” disse Brian. “Às vezes você quer apenas deixar um check-in em um mapa, talvez com uma foto.”

Em determinadas situações de crise, disse Brian, o aplicativo para smartphone poderia simplesmente ser um “mecanismo mais simples de atualizações para algo que esteja acontecendo agora mesmo.”

O aplicativo do iPhone está disponível na App Store, e o app do Android pode ser encontrado no Android Marketplace.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *