Desafio Brasil 2010 – Inscreva sua Startup!

O Desafio Brasil é uma competição de startups de base tecnológica coordenada pelo GVCepe, o Centro de Estudos de Private Equity e Venture Capital da FGV. Essa é a quinta edição da competição, que atingiu mais de 140 inscrições no ano passado.

Em 2010, o evento terá seleções prévias regionais já confirmadas nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os MICs – Microsoft Innovation Centers – desses estados irão apoiar as Regionais com a infra-estrutura para julgamento dos projetos, e coordenadores locais irão integrar fundos de investimento e investidores estaduais para mentoring dos empreendedores.

O lançamento de 2010 foi no final de abril, coberto pelo Startupi. Como muita coisa nova foi divulgada desde então e estamos perto do fim das inscrições, vamos tentar cobrir os pontos principais.

Por que é bom participar

Com o Desafio, você não só irá treinar a apresentação do seu projeto como também terá apoio e feedback de todos os envolvidos. Grupos de investidores-anjo, fundos de seed capital, grandes investidores privados, todos estarão envolvidos no processo de avaliação das startups. Se você tiver um negócio bem definido e viável, quem sabe não consegue um aporte?

O Desafio aceita inscrições de empresas de TI, energia limpa, biotecnologia e qualquer outra fortemente baseada em tecnologia. Para ver exemplos de projetos participantes em 2009, veja nosso post sobre o evento anterior.

Sua inscrição

Até o fim da primeira fase, você precisa inscrever um video-pitch e um sumário executivo sobre sua startup. Para ter exemplos de como fazer um video-pitch, veja esse da Kidux:

Outro semi-finalista da competição em 2009, o Descomplica, fez um vídeo bem mais simples mas não menos eficiente:


Ache outros vídeos como este em Desafio Brasil
Para criar o vídeo, é possível usar ferramentas simples como slides no Powerpoint, usar softwares de screen capture para mostrar seu produto, narrar e editar tudo com ferramentas simples disponíveis tanto para PC quanto para Mac.

Tudo em Inglês!

O Desafio Brasil é ligado a uma competição internacional, e os empreendedores precisarão apresentar tudo em Inglês nas semi-finais de São Paulo (plano, slides e sumário executivo). Quanto mais fluente na apresentação verbal e menos erros nos documentos, maiores suas chances de ser bem avaliado para as finais da América Latina e nos Estados Unidos.

Um requisito como esse faz sentido: para que startups brasileiras sejam competitivas em nível mundial e tenham acesso também a investidores externos, é preciso incentivar o aprendizado dos empreendedores também em habilidades que serão importantes na condução da startup. Por outro lado, a equipe do RWW imagina que isso vá reduzir bastante o número de participantes elegíveis para a final nos EUA.

E a apresentação?

Para apoiar os empreendedores a melhorarem a apresentação de seus projetos, seguem dicas úteis de Gian Carlo Martinelli, ex-coordenador do Desafio e hoje empreendedor na Batuq:

Os melhores video-pitches e sumários serão selecionados e uma parte deles poderá se apresentar pessoalmente em cada estado, já trazendo seus planos de negócio. Cada regional irá eleger 3 projetos para as semi-finais nacionais, e na última fase os 3 melhores brasileiros irão para as semi-finais latino-americanas.

Uma nota importante: todos os finalistas brasileiros terão suas apresentações filmadas, porque o julgamento da semi-final América Latina será feito remotamente. Os juízes irão assistir via Web as filmagens de São Paulo, e com o empreendedor de sobreaviso, farão perguntas e colocações no julgamento. Assim, quanto mais clara e precisa for sua apresentação na FGV, maiores suas chances de ganhar. Aproveite as Regionais para treinar bastante, e as sessões de mentoring para melhorar ao máximo seu projeto.

Corra, Falta Pouco Tempo!

As inscrições da competição foram adiadas até 8 de junho. Se você ainda não preparou seu video-pitch, é bom correr pois faltam poucos dias. Não deixe de conferir o calendário completo no site do Desafio, www.desafiobrasil2010.com. Esperamos ter os aprovados da primeira fase ainda em junho, e voltamos para falar mais sobre a segunda etapa.


Se você quiser saber mais sobre o que é uma startup, leia esse post da Aceleradora. Se você já é empreendedor e quer ler mais sobre o assunto, acompanhe a série Startup 101 do ReadWriteWeb.

0 responses to “Desafio Brasil 2010 – Inscreva sua Startup!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *