Descomplica recebe investimento do Gávea Angels

O Descomplica, startup carioca que ajuda vestibulandos com video-aulas e simulados, acaba de receber um aporte de três sócios do Gávea Angels. Por se tratarem de um projeto e investidores 100% nacionais, este é mais um passo importante que ajuda a concretizar a nova fase do capital semente no Brasil.

Marco Fisbhen, empreendedor à frente do Descomplica, participou do IX Angels Fórum em abril. Isso significa que o período entre a avaliação do projeto pelos investidores e a assinatura do contrato de investimento foi de 2 meses – muito pouco tempo, considerando a realidade brasileira. Convidado pela equipe do RWW Brasil, Marco contou com exclusividade mais detalhes sobre todo o processo.

Como começou?

O Gávea Angels é um grupo de investidores anjo que atua no Rio de Janeiro. O contato inicial de Marco com o grupo foi através de Ernesto Weber – ex-presidente da Petrobras e presidente do conselho diretor do Gávea Angels – ainda em 2009. O Descomplica foi semi-finalista da edição passada do Desafio GV, competição tradicional coordenada pelo GVCepe, e Ernesto participou do Desafio fazendo mentoring e avaliação de projetos.


Durante o julgamento na semi-final do Desafio, Marco ouviu críticas contundentes sobre o Descomplica. Entre elas, que não conseguiria fazer frente à competição de video-aulas gratuitas no Youtube, e que não faria sentido armazenar seus próprios vídeos pois existia armazenamento gratuito na Internet. “Repensei muito o modelo de negócios do Descomplica depois desses feedbacks”, conta ele. “O que deveria fazer? Ser somente um produtor de conteúdo, ou ser uma plataforma somente para as escolas e produtor de conteúdo pra portais? Deveria abandonar a prospecção da plataforma para escolas e focar só no varejo, vendendo assinaturas para estudantes?”.

A estratégia foi revista durante alguns meses, e em abril de 2010 Marco estava apresentando o Descomplica a Weber e outros investidores durante o IX Fórum do Gávea Angels. Agora, com a segurança do suporte financeiro e aconselhamento de gestores experientes, será possível evoluir tanto o produto quanto sua estratégia de mercado.

Próximos passos


Ao falar sobre o processo de negociação, Marco conta que “nossas personalidades encaixaram, e as reuniões foram muito tranquilas. Mesmo assim, sabia que chegaria um momento um pouco complicado: fechar um valuation e o valor do aporte.” Os envolvidos na negociação preferem manter o valor confidencial, mas sabe-se que o montante será investido em P&D, marketing e na expansão do time técnico.

Falando em nome dos investidores, Ernesto Weber explica: “Normalmente, quando investidores anjo decidem investir em um projeto, o ponto de maior importância é a avaliação do empreendedor. Muitos bons projetos podem ter um produto ou um serviço promissor, porém dependerão do empreendedor para o seu sucesso. Na nossa avaliação, Marco tem todas as condições de fazer do Descomplica um empreendimento bem sucedido”.

Ao ser perguntado sobre os próximos passos, Fisbhen é sincero: “No fim das contas, duas coisas me motivam. Primeiro, acreditar muito fortemente que o projeto está no caminho certo, porque dou aula há mais de 10 anos e vejo essa dor nos alunos. Segundo, porque investidores experientes acreditaram no meu empreendimento e estão somando suas forças a ele. Agora vem um período de muito trabalho.”

Nossos parabéns ao Gávea Angels pelo investimento, e muito sucesso ao time do Descomplica na nova fase!

0 responses to “Descomplica recebe investimento do Gávea Angels

  1. Motivador ver ações como está acontecendo em tão pouco tempo e aparentemente sem tanta burocracia. É claro que o sucesso é mérito do empreendedor e de seus mentores. Ótimo que projetos de qualidade como este do empreendedor Marco Fisbhen, estão sendo bem avaliados por grupos de investidores..
    Este é um marco de extrema importância não só para o Fisbhen, mais também para vários outros empreendedores.

    Parabéns ao Grupo Gávea Angels e ao empreendedor do Descomplica.

  2. Motivador ver ações como está acontecendo em tão pouco tempo e aparentemente sem tanta burocracia. É claro que o sucesso é mérito do empreendedor e de seus mentores. Ótimo que projetos de qualidade como este do empreendedor Marco Fisbhen, estão sendo bem avaliados por grupos de investidores..
    Este é um marco de extrema importância não só para o Fisbhen, mais também para vários outros empreendedores.

    Parabéns ao Grupo Gávea Angels e ao empreendedor do Descomplica.

  3. Excelente notícia para o início da semana! Fico muito satisfeito e orgulhoso de sua capacidade empreendedora. Agora é arregaçar as mangas e muito trabalho.
    Que a sua capacidade na gestão do Projeto Descomplica seja guiada por D’s e pelos “anjos”.
    Parabéns e sucesso!

  4. Excelente notícia para o início da semana! Fico muito satisfeito e orgulhoso de sua capacidade empreendedora. Agora é arregaçar as mangas e muito trabalho.
    Que a sua capacidade na gestão do Projeto Descomplica seja guiada por D’s e pelos “anjos”.
    Parabéns e sucesso!

  5. Marco, excelente notícia! Parabéns por mais essa etapa, e que ótimo para os alunos que terão a oportunidade de contar com o conteúdo do Descomplica daqui para frente!
    Muito sucesso!

  6. Marco, excelente notícia! Parabéns por mais essa etapa, e que ótimo para os alunos que terão a oportunidade de contar com o conteúdo do Descomplica daqui para frente!
    Muito sucesso!

  7. Uma mudança na relação espaço-tempo se dá na justa medida em que o dinheiro atende às necessidades de materializações de idéias. Uma nova era. É grana…e poesia. Parabéns.

  8. Oi, meu nome é Vitor Ferreira e junto com o meu sócio desenvolvemos um produto totalmente inovador na área da industria fonográfica. Existia o LP, depois a fita K7, o cd, dvd e agora o nosso projeto chamado de C-Driver, este projeto ainda não foi lançado. Estamos atrás de um investidor para lançar. garanto que é um projeto que revolucionará o mundo inteiro, e eu gostaria de agendar uma reunião para exsplicar mais sobre o projeto e levar um protótipo. Será uma revolução mundial e está passando na sua frente, não se arrependa, pelo menos veja o projeto, se não gostar tudo bem, mas não perca milhões de R$ por não conhecer e lançar.

    aguardo retorno breve.

    sem mais,

    Vitor Ferreira
    12 3931-9590
    12 9166-4613
    11*23168

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *