DeskMetrics, uma Ferramenta Brasileira de Analytics para Softwares Desktop

A startup brasileira DeskMetrics acaba de anunciar o alfa do seu primeiro produto, um aplicativo de analytics em tempo real para softwares desktop (Desktop Analytics).

Tivemos acesso ao sistema em primeira mão e gostamos do que vimos. O DeskMetrics, é uma ferramenta em muitos aspectos similar ao Google Analytics para Desktop, mas com foco em contar execuções, eventos e funis específicos para as necessidades de desenvolvedores de softwares desktop.

A startup é comandada por Bernardo Porto, também criador do programa de desfragmentação de PC’s Portinho.

“Sempre achei muito bacana a forma como o Google Analytics apresentava as informações dos usuários do site do Portinho. Queria uma solução parecida voltada para os aplicativos desktops que eu desenvolvia. ” afirma Bernardo.

“Eu queria saber quantas pessoas instalavam meus produtos e desinstalavam no mesmo dia. Quantas pessoas instalavam e não executavam. Quantas pessoas executavam uma determinada funcionalidade mas não esperavam até o final. Foi aí que surgiu a ideia de desenvolver a DeskMetrics, uma solução de analytics pensada para softwares desktop.”

O produto será comercializado sob modelo de software como serviço (SaaS). Os valores vão variar de acordo com o número de execuções, número de aplicativos e banda utilizada. A integração nas aplicações é feita através dos plugins fornecidos pela Deskmetrics, inicialmente em C, C++, Delphi e .NET e a versão em Java já está a caminho.

Desenvolvedores de aplicações desktops (preferencialmente nas linguagens acima) interessadas em testar/conhecer a solução, podem deixar seus emails aqui, e a empresa enviará os primeiros convites em lotes ao longo da semana.

0 responses to “DeskMetrics, uma Ferramenta Brasileira de Analytics para Softwares Desktop

  1. Pelo que tenho acompanhado, é bem promissor. Merece os olhares atentos e, se você trabalha com softwares desktop, vale analisar com mais atenção sem sombra de dúvidas.

    1. São mercados diferentes.
      O wakoopa serve para que os usuários meçam as ferramentas que eles usam, o deskmetrics serve para que as empresas meçam como os usuários usam seus produtos.

    2. Olá Luciano. Tudo bem? Acho que você não entendeu claramente o propósito da DeskMetrics.

      O Wakoopa verifica quais as aplicações você executa ao longo dos dias. A DeskMetrics já é voltada para o desenvolvedor/empresa que deseja saber mais sobre o uso de um determinado software.

      Por exemplo, um desenvolvedor deseja saber se os usuários:
      1) São dos Estados Unidos ou do Brasil.
      2) Se na janela X, estão clicando mais em “OK” ou “Cancelar”.
      3) Se estão instalando o produto mas não estão executando e etc;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *