Post do Leitor: Criando aplicativos para o iPhone no Linux com o LiMobile

Post enviado pelo leitor Alessandro de Oliveira Faria, obrigado Alessandro!

Até pouco tempo atrás, apenas os donos de um MAC poderiam desenvolver aps para o iPhone. Então se você era desenvolvedor e tinha um iPhone, e um PC com Linux ou Windows, era impossível arriscar a tentar criar seus primeiros Apps. Agora, para o Linux isso está mudando, e esse é o principal objetivo do projeto LiMobile, proporcionar a composição rápida do ambiente de desenvolvimento para dispositivos móveis da Apple até para usuários com pouco conhecimento na plataforma GNU/Linux. Sendo que seu foco principal é evitar transtornos de dependências de pacotes e incompatibilidade de versões.

Resumidamente, o LiMobile é a primeira imagem (appliance) do GNU/Linux baseada no openSUSE criada com o SuseStudio. Desenvolvida exclusivamente para proporcionar liberdade de desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos da Apple (iPhone, iPad) sem a necessidade de obter um Macbook, MacOS X e Xcode.

O LiMobile disponibiliza imagens KVM, Virtual Box, VMWare, Live CD, USB e outros. Mas se você preferir instalar todo o ambiente de desenvolvimento na sua distribuição favorita, basta acessar o artigo publicado no Viva O Linux onde menciono as dependências e todos os passos necessários para obter o ambiente sem mistério. Embora só tinha montado todo o lego, acredito que este projeto ajude muito desenvolvedor que não tem recurso financeiro para comprar um MacBook a desenvolver software para o seu iPhone.

0 responses to “Post do Leitor: Criando aplicativos para o iPhone no Linux com o LiMobile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *