Dica: Seis Livros Gratuitos para Aprender a Programar em Python

O Python é uma linguagem cada vez mais popular, e também é uma das linguagens favoritas para se ensinar os programadores que estão começando. Fizemos uma lista de livros de iniciantes para você escolher.

Só porque eles são gratuitos não significa que não são bons. Alguns dos livros citados aqui têm sido usados em cursos como o curso de Introdução da Ciência da Computação e Programação da MIT e o curso de Conceitos Básicos da Programação da Universidade da Califórnia.

A Byte of Python

A Byte of Python é um livro sobre Python para iniciantes de Swaroop C H. “Se tudo o que você sabe sobre computadores é como salvar arquivos de texto, então esse é o livro para você,” diz o site.

Ele tem sido utilizado em vários programas acadêmicos, como o da Universidade da Califórnia, mencionado acima, e pelo o NASA Jet Propulsion Laboratory.

Ele está disponível para as versões Python 2.X e 3.0, mas apenas a versão do 3.0 ainda é atualizada. Também está disponível em uma versão impressa.

Learn Python the Hard Way

O Learn Python the Hard Way é um livro para os iniciantes na programação escrito por Zed Shaw. Ele foi escrito para a versão Python 2.6.

Zed é conhecido como o criador dos servidores web Mongrel e Mongrel2, e mais recentemente como o autor deste manifesto.

Non-Programmer’s Tutorial for Python

O Non-Programmer’s Tutorial for Python 2.6 e o Non-Programmer’s Tutorial for Python 3 são produtos do projeto WikiBooks.

Python Programming

O Python Programming é outro guia do WikiBooks para Python. É um dos textos do curso da MIT, mencionado acima.

The Python Tutorial

O The Python Tutorial é o tutorial oficial do projeto Python. Também é usado no curso da MIT. Você pode conferir um tutorial para o Python 2.7 aqui e para o 3.0 aqui.

Think Python

O Think Python: An Introduction to Software Design foi escrito por Allen B. Downey, um professor de Ciência da Computação da faculdade de engenharia Franklin W. Olin. Ele está disponível em vários formatos, incluindo uma cópia impressa. Ele foi escrito antes do Python 3.0, mas foi atualizado com notas de rodapé para explicar as discrepâncias.

Existem algumas variações deste livro que podem causar alguma confusão. O Think Python é a versão online do Python for Software Design: How to Think Like a Computer Scientist, que é uma versão atualizada do How to Think Like a Computer Scientist: Learning with Python. Ele também foi portado para outras linguagens como o C++, Java e o Ruby. Allen tem vários livros de ciência da computação disponíveis gratuitamente pela sua editora Green Tea Press.

Bom estudo!

0 responses to “Dica: Seis Livros Gratuitos para Aprender a Programar em Python

  1. Conhecia alguns dos livros, outros são novidade pra mim, vou conferir. Linguagens modernas como Python e Ruby são essenciais para continuarmos evoluindo com software cada vez mais complexo. É uma pena que as escolas ainda não explorem essas ferramentas, e que continuem “apenas” com a base em C/C++/C#/Java, que o “mercado” exige mas que certamente não são as melhores soluções para qualquer problema…

    Seria legal ter também material mais interativo. É engraçado que com essa tecnologia toda à disposição, existam poucos bons tutoriais ou cursos interativos à disposição (de graça) na Internet. A produção disso é muito cara, mas talvez haja alguma forma diferente de financiar ou monetizar um material desses. Isso sim seria muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *