Dicas de Empreendedorismo Direto do World of Warcraft

Quando o crítico de cinema Robert Ebert escreveu em seu blog que “Vídeo Games Nunca Podem Ser Considerados Arte,” ele provavelmente queria irritar a comunidade de gamers, e pelo jeito conseguiu, já que o post já atingiu mais de 3.000 comentários e muitos protestando contra Ebert.

Por outro lado, aqui está um argumento para deixar os gamers felizes. De acordo com John Seely Brown, ex-diretor da Xerox PARC, os grandes jogos de multiplayers online demonstram maneiras pelas quais os grupos podem controlar a informação e maximizar o aprendizado. Em uma palestra recente, como parte da série Stanford University’s Entrepreneurial Thought Leaders (Pensamentos de Empreendedores Líderes da Universidade de Stanford), Brown disse que guildas do World of Warcraft podem servir como modelos para empreendedores compreenderem como terem sucesso em uma economia baseada no conhecimento.

Brown incentiva os empreendedores a buscarem ideias no WoW sobre como melhorar o gerenciamento de informações e o feedback de desempenho. Brown menciona as guildas, a estrutura organizacional primária do jogo, como uma maneira de “finalizar tarefas no WoW”. Sendo que 12.000 ideias são postadas diariamente nos fóruns oficiais do WoW, Brown aponta a necessidade de ter uma guilda para processar esta informação. “Se sua guilda está caminhando para o sucesso,” diz Brown, “você tem que descobrir como fazer com que os membros de sua guilda absorvam dezenas de milhares de novas ideias.” Brown alega que a estrutura da guilda dá acesso aos grupos a informações geradas coletivamente, permitindo que eles testem, filtrem e disseminem estratégias.

As guildas mais bem sucedidas também gravam e revisam meticulosamente suas performances. “Em termos de performance extrema”, disse Brown, “Eu nunca vi nada igual a isto. As principais guildas repassam cada passo após cada ação.” Brown elogia a forma em que os jogadores do WoW tem desenvolvido seus próprios painéis para que eles possam medir e ajustar seu próprio desempenho. Brown defende que essa vigilância do feedback ajuda e muito aos jogadores a aprenderem e pode ajudar empreendedores a medir melhor seus negócios.

Agora com mais de 12 milhões de assinantes, pode ser que o World Of Warcraft realmente seja uma incubadora para futuros empreendedores, independente da definição de “arte”.

0 responses to “Dicas de Empreendedorismo Direto do World of Warcraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *