Ebix Compra USIX: Primeira Saída do Fundo Criatec

A empresa de USIX, do Rio de Janeiro, investida do fundo Criatec, anunciou um acordo ontem com a Ebix, um fornecedor internacional de software On-Demand e de serviços e-commerce para indústria de seguros, onde ocorre a aquisição da empresa pela Ebix Latin America, baseada em São Paulo.

É um marco importante, pois representa a primeira saída de um dos maiores fundos de venture capital do Brasil. O Criatec, é um fundo focado em investimentos de longo prazo em empresas early stage, com foco em inovação, oferecendo interessantes oportunidades em um mercado dinâmico como o nosso.

As soluções da USIX são consumidas por várias grandes empresas do ramo de seguros como a Bradesco Seguros, a SulAmerica e outras. A empresa está implementando uma solução sob demanda do sistema de cerca de 30.000 de corretores da Bradesco Seguros. Com escritórios em Fortaleza, Rio de Janeiro e em São Paulo, a empresa possui aproximadamente 120 funcionários.

A Ebix fornece uma série de produtos de software para a indústria de seguros que vão desde sistemas de transportes, sistemas de agências e intercâmbios para o desenvolvimento de software personalizado para todos os tipos de entidades envolvidas nas indústrias financeiras e de seguros. A empresa atua em 69 países no mundo.

Através de suas diversas plataformas de software baseado em SaaS, a Ebix possui centenas de profissionais de seguros e tecnologia para fornecer produtos, suporte e consultoria para seus milhares de clientes em seis continentes.

A indústria de seguros brasileira possui cerca de 140 empresas que vão desde pequenas empresas locais até grandes organizações multinacionais. A receita total do mercado de seguros é atualmente de US$ 57 bilhões. O setor vem crescendo nos últimos cinco anos a uma taxa de 12% a 15% anualmente.

A Ebix já possui um serviço que é utilizado por 40 empresas diferentes de seguro de vida no Brasil. Robin Raina, presidente e CEO da Ebix, disse:

“O Brasil é um dos mercados de seguro que cresce mais rápido no mundo todo e estamos ansiosos para nos posicionar o mais rápido possível nesse mercado. A USIX possui um conjunto de soluções que se tornou hoje o mecanismo de distribuição de vendas para muitos grandes portadores no Brasil. A USIX possui soluções on-Demand Exchange que se encaixam muito bem com nossas soluções. Eles têm uma base comprometida de clientes com um fluxo de receita forte e crescente. Além disso, eles têm soluções que podem ser implantadas em outros países latino-americanos. Tudo isso é obviamente um grande complemento aos nossos negócios existentes hoje no Brasil.”

“A USIX possui uma forte equipe de gerência sênior de propriedade com uma base de conhecimento orientada empregada. A equipe de gestão teve um excelente rendimento de receitas crescentes, ficou otimista sobre seu futuro e estava disposta a receber uma grande parte do preço de venda em forma de earn out, estritamente vinculado ao crescimento ano a ano nas receitas. Nós gostamos do conjunto de soluções, do jogo da empresa, da base de receitas recorrentes e dos níveis de energia de gestão. Tudo isso contribuiu para nossa decisão. Acreditamos que a transação vai representar um acréscimo aos nossos acionistas, tanto a curto quanto a longo-prazo.”

A Ebix não revelou os detalhes financeiros da transação. Fontes internas revelaram que a empresa financiou esta operação utilizando suas próprias reservas de caixa. Não foi mencionado nenhum banco de investimento nem participação de ações na transação.

0 responses to “Ebix Compra USIX: Primeira Saída do Fundo Criatec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *