Ebooks Animados: O Futuro dos Livros Digitais?

Recentemente temos explorado a maneira como a indústria dos livros está se ajustando para os livros eletrônicos. Existem prós e contras com os e-books, mas independente disso, a indústria está se movendo rapidamente para os formatos digitais – até chegamos ao ponto em que o dicionário da língua inglesa Oxford considera não publicar mais nenhuma edição impressa.

Algumas editoras não estão se adaptando aos ebooks, elas estão abraçando esta tendência com força. A Moving Tales é uma delas. Ela recentemente lançou um livro como um app do iPad chamado The Pedlar Lady of Gushing Cross. A Moving Tales é uma produtora de livros animados, como indica o nome. É uma mistura de filmes e livros, mas será que isso funciona?

A Moving Tales pretende “dar vida às histórias,” através de recursos de multimídia como animação 3D, música, voice over, efeitos sonoros, visões alternativas e animação de texto “utilizando o acelerômetro do iPad.” A empresa também faz uso de funcionalidades nativas para um dispositivo semelhante ao tablet, como o page swipe ou o clique para virar a página e o que ela descreve como “extras para garantir que não há duas visualizações igual.”

O The Pedlar Lady é um livro sobre a “jornada de uma mulher pobre ambulante que, guiada pelas mudanças frequentes do real com o irreal, descobre um surpreendente e maravilhoso tesouro.” Ele custa US$ 4,99 na App Store.

A história é contada quase como se fosse um filme de animação, com a opção do voice over e de efeitos sonoros acompanhando a animação. As palavras também estão presentes, claro, permitindo que você leia o texto se preferir.

Novidade, ou o Futuro dos eBooks?

O efeito global do The Pedlar é semelhante a um romance gráfico em que a animação é parte essencial da experiência.

Com obras tradicionais de ficção, o leitor usa sua imaginação para dar “vida” ao texto. E isso é grande parte da diversão, assim como qualquer um que tenha visto a versão cinematográfica do romance antes de ler o livro confirmaria. Se você assistir o filme primeiro, quando você for ler o livro você terá uma imagem definida na sua cabeça das características físicas e trejeitos dos personagens. E se você ler o livro antes, você preencherá os detalhes na sua cabeça – até mesmo adicionando características próprias e de pessoas que você conhece nos personagens na sua imaginação.

A leitura deste livro do iPad tira um pouco desta magia interna, mas sem dúvida, acrescenta o suficiente para compensar.

Então, será este o futuro dos eBooks? Achamos que este é um deles. Existem certas obras de ficção que se adaptariam muito bem com a animação e com os efeitos sonoros: livros infantis, livros de poesia em que os poetas pretendem aumentar suas palavras coma ajuda da animação, livros com imagens fortes, em que a animação poderia melhorar a experiência (por exemplo, os contos de Edgar Allan Poe).

Mas muitos outros livros serão melhores aproveitados se deixassem para a imaginação visual do leitor, ou são muito prolixos ou complexos para se converterem para uma história animada.

Esta forma de eBook é também muito isolada, já que não possui nenhum recurso social e nenhum link externo para conteúdo web. Talvez isso seja mais sobre o que a Apple consegue fazer com os aplicativos do iPad. Ainda assim, vale lembrar que os ebooks são capazes de uma experiência muito mais expansiva do que apresenta a Moving Tales.

Porém, o The Pedlar Lady é um ebook impressionante, visualmente deslumbrante e de grande estilo. Você já leu? O que você acha dos ebooks animados? Você já leu algum ebook semelhante, seja no PC ou em outro dispositivo? Não deixe de comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *