O Gigantesco Mercado de Livros Didáticos Digitais: Os E-Textbooks

Atualmente os livros didáticos digitais (e-textbooks) para ensino superior e educação profissional são responsáveis por somente 0,5% do total de vendas de livros nos Estados Unidos. Segundo um novo estudo da plataforma de aprendizado social Xplana, isso pode mudar em breve. A Xplana prevê que os e-textbooks serão responsáveis por quase 20% do total de vendas de livros dentro dos próximos cinco anos. Isso fará com que os e-textbooks se tornem um mercado bilionário.

De acordo com Rob Reynolds, um dos co-autores deste relatório e também diretor de design de produto e pesquisa da Xplana, este crescimento rápido será impulsionado por uma série de fatores, incluindo a proliferação de tablets, netbooks e leitores de e-books como o iPad e o Kindle, a disponibilidade e os preços dos livros didáticos digitais e o interesse crescente em aprendizagem online.

Segundo este estudo, as vendas de livros didáticos digitais aumentarão em 100% a cada ano após 2010 e continuará a crescer nos anos seguintes.

Fatores a Favor dos Livros Didáticos Digitais

Os preços, segundo os autores, é um fator importante que irá fazer com que os livros digitais sejam mais atraentes para os alunos, que às vezes gastam centenas de reais por semestre com livros didáticos ou xerox. A Flat World Knowledge, por exemplo, oferece seus e-textbooks de graça e somente cobra dos alunos pela versão impressa. Atualmente, professores de mais de 400 faculdades usam os livros didáticos da Flat World Knowledge em seus cursos. Outras empresas de e-textbooks como a CourseSmart e a MBS Direct também viram um forte crescimento em suas vendas no ano passado.

Outros fatores a favor dos livros didáticos digitais são: a crescente disponibilidade (e acessibilidade) de leitores de e-books e netbooks, assim como a transição para o padrão de publicação ePub para e-books. Também é importante notar que os editores de textbooks a muito tempo encaram os e-textbooks como uma maneira de acabar com o mercado de livros usados, que representam cerca de 35% do mercado de livros didáticos de hoje e que, obviamente, não dão um real adicional para seus autores.

Como Serão esses E-Textbooks?

Todos estamos curiosos para ver como serão esses e-textbooks. Graças as novas iniciativas da Wolfram Alpha e outros prestadores de dados e serviços, os livros didáticos interativos poderão em breve substituir textos estáticos. O problema ali é que todos estes livros interativos são mais caros para se produzir (editorialmente falando) do que os livros didáticos de hoje. Por sorte, o menor custo de distribuição digital e a habilidade do editor em evitar os intermediários (distribuidores, bibliotecas dos campus, etc) irá ajudar a compensar alguns destes custos adicionais.

Você pode conferir o relatório completo aqui.

0 responses to “O Gigantesco Mercado de Livros Didáticos Digitais: Os E-Textbooks

  1. Uma das grandes apostas do iPad é nesse setor. A Apple é fortíssima no setor educacional nos EUA, há fotos (reais) que mostram classes inteiras nas grandes salas estilo auditório comuns nas universidades com notebooks abertos.Contam-se nos dedos de uma mão quem *não* está com um MacBook. O iPad tem tudo para entrar com força nesse segmento. Parcerias para vender ebooks já foram firmadas e um dos segmentos priorizados é justamente o de livros didáticos. O próximo semestre letivo começa depois das férias de verão, até lá a Apple já terá concluído o lançamento da 1a fase de todos os modelos, e veremos com mais calma qual o verdadeiro impacto inicial nesse segmento.

  2. A Apple é fortíssima no setor educacional nos EUA, há fotos (reais) que mostram classes inteiras nas grandes salas estilo auditório comuns nas universidades com notebooks abertos.

  3. A Apple é fortíssima no setor educacional nos EUA, há fotos (reais) que mostram classes inteiras nas grandes salas estilo auditório comuns nas universidades com notebooks abertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *