Twitter irá Lançar Ferramenta de Analytics! Grátis!

Ontem soubemos que o Twitter irá disponibilizar gratuitamente um dashboard de analytics em tempo real para um número limitado de beta testers no início do 4º trimestre deste ano.

A empresa de web analytics WebTrends falou sobre a declaração e deu mais detalhes no blog da empresa baseados em uma entrevista com Ross. Ficamos sabendo que este produto estava pra surgir no meio do ano através de uma startup que o Twitter comprou, a DabbleDB/Trendly. O chefe de relações públicas do Twitter Sean Garrett havia negado na época, mas agora está confirmado.

Acima: Uma amostra da página do produto da Trendly, antes de ser comprado pelo Twitter.

“O produto usará algoritmos do conceito de ressonância do Twitter” Justin Kistner escreveu no blog da WebTrends, “para mostrar aos usuários quais tweets estão se espalhando, quem é influente em sua rede e muito mais. A ênfase é no real time para ajudar os usuários a fazer ajustes rápidos em suas táticas.”

“Este é um grande anúncio para o Twitter,” diz Justin, “como o analytics é fundamental não só para justificar a verba de marketing (algo que os marketers do Twitter lutaram para provar), mas também para melhorar os esforços de marketing.”

O Twitter está trabalhando duro e rápido na monetização, e uma oferta sólida de analytics deve ajudar a deixar as empresas mais confortáveis na utilização do serviço. Segundo a empresa, em breve teremos mais palavras sobre o produto. Vai ser de graça para todo mundo? Será que assim a empresa não está fechando uma possível linha de receita? O Twitter possui hoje um dataset bastante interessante sobre a web em tempo real, e tentar comercializar isso de alguma maneira poderia ser uma estratégia eficiente.

E o Google Analytics?

Não é difícil fazer uma analogia: o analytics gratuito do Twitter provavelmente será para a publicidade do Twitter o que o Google Analytics gratuito é para a publicidade da Google. E vocês, o que acham? Ansiosos para testar o Twitter Analytics?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *