Em Breve Você Vai Sujar seus Dedos nos Novos Aplicativos do Photoshop para iPad

A Adobe divulgou três novos aplicativos Photoshop Touch desenvolvidos para o iPad: o Adobe Color Lava, o Adobe Eazel e o Adobe Nav. Os aplicativos funcionam com o software desktop Photoshop CS5 da Adobe, que será atualizado para a versão 5.5 para suportar a nova funcionalidade. A atualização deve sair em algumas semanas.

O que é interessante nesses aplicativos – e é importante lembrar que não são substitutos do Photoshop – é como eles integram o tablet com o PC, deixando tarefas especificas para a interface touchscreen. Com o Color Lava, os artistas usam os dedos para misturar cores no iPad, criando amostras e temas personalizados que podem ser transferidos para o Photoshop. Enquanto isso, o Adobe Nav oferece uma maneira diferente para navegar na interface do Photoshop para desktop. Apenas no aplicativo Eazel são criadas pinturas – mas pinturas que aproveitam a tecnologia touch para oferecer novas técnicas na mistura de tintas.

Em breve desenvolvedores terceiros serão capazes de integrar uma funcionalidade similar em seus aplicativos, graças ao novo toolkit da Adobe, o Photoshop Touch SDK.

Criando Arte no iPad

Esses aplicativos do Photoshop Touch vão aumentar a experiência do Photoshop, mas não vão substituí-lo. Mas as extensões incrementam a funcionalidade do touchscreen de uma maneira nova, trazendo de volta a interação física entre a cor e a paleta que faltava no uso tradicional do Photoshop. Em vez de clicar num mouse, os designers vão mexer seus dedos sobre a interface touchscreen, misturando tintas em uma paleta “real.” Mas se você olhar bem, até mesmo o próprio iPad lembra uma paleta com sua forma retangular e fina, leve o bastante para ser equilibrado em uma mão.

Após misturar as cores no Lava, os artistas podem portar as novas combinações de cores para o software do desktop, que eles podem navegar utilizando o Nav. Essa nova interface do usuário para o Photoshop exibe as ferramentas e menus na interface touchscreen, onde as barras de ferramentas podem ser personalizadas e arquivos podem ser acessados, tanto no tablet quanto no PC, simultaneamente.

No Eazel, o novo aplicativo touchscreen de desenho, os artistas podem usar seus dedos para criar pinturas. Pressione todos os cinco dedos na tela ao mesmo tempo para revelar as ferramentas do Eazel, então você pode mudar algumas coisas como o tamanho do pincel ou a cor. Ele ainda apresenta uma nova técnica envolvendo tintas “molhadas” e “secas.” No Eazel, as tintas secam como na vida real, com o tempo. Pinturas feitas no Eazel também podem ser portadas para a versão desktop do Photoshop.

A Plataforma Photoshop

A Adobe está lançando ferramentas para desenvolvedores através do Photoshop Touch SDK (kit de desenvolvimento de software). Com isso, os desenvolvedores terceiros serão capazes de construir uma funcionalidade similar em seus próprios aplicativos touchscreen. Isso significa que os desenvolvedores podem criar tipos diferentes de paletas, ferramentas de mistura de cores e aplicativos de desenho – ou até mesmo ferramentas em que a integração com o Photoshop seja apenas um recurso de uma experiência mais completa do aplicativo. O SDK leva essa funcionalidade para outros dispositivos, incluindo os tablets da Android, e para o BlackBerry PlayBook da RIM.

Os designers e artistas ainda não tiveram a chance de “sujar os dedos” nos aplicativos Photoshop Touch, eles vão chegar no dia 3 de Maio na iTunes App Store e vão custar de US$ 1,99 até US$ 4,99 cada. Mas os desenvolvedores já podem desenvolver seus próprios aplicativos com o SDK.

0 responses to “Em Breve Você Vai Sujar seus Dedos nos Novos Aplicativos do Photoshop para iPad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *