Empresa de SEO Afirma: Google Instant Não Mudou a Busca

Algumas pessoas especulam que o Google Instant mudaria drasticamente a forma como as pessoas buscam, exibindo os resultados das buscas enquanto os usuários estão digitando.

Essa mudança ainda não aconteceu, de acordo com um analista da Conductor, uma empresa que fornece ferramentas de otimização de busca para marketeiros. “Não parece que está havendo um impacto significante na experiência de busca dos usuários,” concluiu a Conductor. Mas isso não é exatamente o que mostram os dados.

A Duração das Consultas não Mudou – Mas isso não Significa Nada

A Conductor analisou as mais de 880.000 visitas para os 10 sites de “maior tráfego” na semana anterior e na posterior ao lançamento do Google Instant. A Conductor agrupou as buscas pelo número de palavras na query e concluiu que “a distribuição do tráfego é idêntica semana sobre semana.”

Os investigadores concluíram que o Google Instant não teve muito impacto no comportamento de pesquisa do usuário. Mas o fato de que as queries possuem o mesmo número de palavras não significa que o comportamento do usuário é o mesmo. Essa métrica não revela nada sobre se os usuários estão utilizando palavras diferentes, gastando mais tempo aperfeiçoando suas pesquisas ou realizando menos pesquisas por encontrarem o que precisam mais rapidamente.

Queira ou não, o SEO Pode Precisar de Mudanças

“O comportamento do usuário pode ter mudado de outras formas mas a grande mudança que todo mundo está falando é sobre a mudança na duração das pesquisas porque os resultados instantâneos causaria alterações na forma como as pessoas pesquisam,” disse Nathan Safran, pesquisador sênior da Conductor.

Nathan estava se referindo à especulação de que as buscas começariam a serem digitadas com queries mais longas, levando-os para os sites de menor tráfego na “cauda longa” da internet. Isso pode representar um desafio para os proprietários de sites e para aqueles que trabalham no campo de otimização de motores de busca, que trabalham em sites para atrair mais tráfego por queries específicas.

“Alguém com a histeria de que o Google Instant SEO está morto/ aleijado/ mudado,” Nathan escreveu em um post sobre a pesquisa.

Pode ser do interesse da Conductor dizer que o comportamento do usuário é exatamente o mesmo depois de uma das maiores mudanças da Google em seu motor de busca. Mas existem várias maneiras em que o comportamento do usuário possa ter mudado. A Google estimou que o Instant economizaria entre dois e cinco segundos em cada busca para os usuários. Isso não é porque a página de resultados não precisa mais ser carregada, é porque os usuários estão usando o Google de maneira diferente. Mas as mudanças de comportamento – e as mudanças que os profissionais de SEO podem considerar em seus métodos – não seriam necessariamente refletidos nesses dados.

Ainda está Muito Cedo

Não se passaram nem duas semanas depois do lançamento do Google Instant, e a grande maioria ainda não se acostumou em não apertar o “enter” após a busca. O Instant é uma forma única de busca e apostamos que os impactos reais no comportamento dos usuários não serão reconhecidos até que as pessoas se acostumem com ele.

O Google Instant inspirou uma onda de imitadores, deixando a busca instantânea em tudo desde o Twitter e YouTube até no iTunes. A arte do SEO será necessária enquanto os motores de busca forem o principal direcionador de tráfego na web. Mas achamos que o campo terá que se adaptar ao mundo pós-Instant.

As palavras da Google sobre o assunto: “Nosso conselho mais importante para os webmasters continua o mesmo: os usuários querem visitar páginas com conteúdo interessante e uma ótima experiência de usuário.”

E você acha que o Instant terá impacto na capacidade de otimização para a Google?

0 responses to “Empresa de SEO Afirma: Google Instant Não Mudou a Busca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *