Quem São Seus Verdadeiros Concorrentes?

No final dos anos 90, um porta-voz da corporação Coca Cola disse, “Nosso principal concorrente não é a Pepsi. Nosso verdadeiro concorrente é a água, os chás, nimbupani e a Pepsi… Nesta ordem.”

É um pensamento radical ver a água como um concorrente para a Coca Cola mas não incluímos a citação para fazer um comentário sobre a saúde pública ou afins. Ela vale para lembrar às startups que a concorrência inclui todos os produtos que resolverem o mesmo problema, nesse caso, a sede. Quando uma startup alega não ter concorrentes, ela nos faz perguntar se há realmente alguma necessidade do produto em primeiro lugar. Claro que você tem concorrentes. Abaixo há algumas maneiras para encontrá-los, pesquisá-los e depois derrotá-los.

Você Precisa Resolver Algum Problema: Independente de qual, o seu produto sempre será uma abordagem para um problema e você precisa encontrar outros produtos que combatem o mesmo desafio. Seus concorrentes diretos são aqueles com produtos semelhantes, mas os indiretos são aqueles com produtos muito diferentes que ainda assim disputam a atenção do mercado. É o exemplo da Coca Cola acima. Quem é a sua água mineral?

Conheça Seus Concorrentes: Pense sobre o seu problema que você resolve, nas palavras-chave relacionadas a ele e nas categorias que levam usuários ao seu site. Agora reúna essas palavras-chave, faça uma busca com elas e olhe para os primeiros resultados. Este é um bom indicador da sua concorrência. Serviços de rastreamento de conversas como o Echo e o UberVU também podem ajudá-lo a rastrear seus concorrentes de percepção direta diretamente por conversas públicas, em posts nos blogs e também nas mídias tradicionais.

Não Faça Apenas, Apareça: Muitas vezes quando nós do ReadWriteWeb escrevemos sobre alguma empresa, recebemos uma apresentação de algum produto similar no dia seguinte. A menos que você consiga provar que seu produto resolva o problema de uma maneira muito mais eficaz que o concorrente, nós não iremos falar sobre você. Da mesma forma que os investidores não querem ouvir um discurso sobre alguma réplica exata de um produto que eles já financiaram.

Você precisa provar que é a melhor solução para o problema. E ser apenas mais um não é o melhor caminho.

0 responses to “Quem São Seus Verdadeiros Concorrentes?

  1. Facebook signed agreement with “bing” publically, the latter now able to search facebook database”millions of users” and retrieve search results for net users”normal” about specific users, what about hidden agenda”undertable” agreements”which is not normal” with parties like governments and marketing companies!!!maybe this is weak example but can you imagine what could be happened next?

  2. Facebook signed agreement with “bing” publically, the latter now able to search facebook database”millions of users” and retrieve search results for net users”normal” about specific users, what about hidden agenda”undertable” agreements”which is not normal” with parties like governments and marketing companies!!!maybe this is weak example but can you imagine what could be happened next?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *