WebHolic Entrevista: CEO do Evernote, Phil Libin, Conta Tudo Sobre Mercado Brasileiro e Latino-Americano

Há pouco tempo vimos a notícia de que o Evernote não só chegou ao mercado brasileiro como anunciou o gerente geral para a América Latina, Luiz Samra. Isto demonstra o poder e crescimento do mercado latino-americano.

A empresa conquistou em três anos mais de 15 milhões de usuários. Atualmente é composta por uma equipe internacional de mais de seis mil desenvolvedores, trabalhando em aplicativos, serviços e dispositivos. O Evernote cresce em mais de um milhão de novos usuários por mês globalmente. O Brasil é responsável por 43% dos novos registros da América Latina. Atualmente, o Evernote está disponível em português, espanhol, e em 15 outros idiomas.

Um exemplo de desenvolvimento da empresa é o Evernote Clearly, extensão para o Chrome (em breve para outros navegadores) recentemente lançada. A extensão melhora a experiência de leitura de artigos, sejam eles longos ou de sites poluídos com vários anúncios. Veja mais informações no blog da empresa.

Com o crescimento espantoso do Evernote, não podia faltar uma entrevista com o CEO Phil Libin, que responde sobre o crescimento do mercado latino-americano, assim como o Brasil.

WebHolic – A empresa está crescendo muito rápido, e recentemente recebeu uma grande rodada de investimento. Como isto irá ajudar a empresa a expandir para outros mercados como o da América Latina e Brasil?

Phil Libin – Nós somos rentáveis, e não precisávamos de financiamento adicional, então pensamos que esta seria a melhor hora de fazê-lo. Veja o Q&A sobre o financiamento.

Pretendemos usar esse dinheiro para nos ajudar a expandir, com aquisições de empresas (como a nossa recente compra da Skitch), contratando novos funcionários, e expandindo internacionalmente. Abrimos nosso primeiro estúdio da Evernote em Austin. Acabamos de contratar um gerente geral para a América Latina e estamos dedicados a expandir nossa presença na América Latina nos próximos meses.

WH – Quais são os mercados mais promissores para a Evernote? Onde vocês estão vendo maior crescimento?

Atualmente a maior parte dos nossos usuários está no EUA, Europa e Japão. Estamos vendo um crescimento rápido na China, Coréia, Europa e na América Latina.

WH – Quais particularidades você vê no mercado brasileiro?

Vemos um potencial incrível de crescimento – um país grande, com rápido crescimento, alta penetração da internet e do setor móvel, e com pessoas que gostam de tecnologia e de tentar coisas novas.

WH – Quais são os Apps mais bacanas criados com a API da Evernote?

Recentemente tivemos nosso primeiro concurso para desenvolvedores. Quase 1000 desenvolvedores participaram, e foi difícil escolher os vencedores. Mas conseguimos escolher na Evernote Trunk Conference em São Francisco. Os seis finalistas do Grande Prêmio apresentaram seus aplicativos para a platéia do ETC e para uma audiência global pelo UStream. Os votos dos espectadores se juntaram com os votos da comunidade e dos juízes para selecionar o grande campeão. O primeiro lugar ficou para o Touchanote, um aplicativo do Android muito legal que permite associar objetos da vida real com suas notas do Evernote. O Expensify é outro grande exemplo de integração com o Evernote. A integração permite que usuários criem relatórios de despesas usando recibos que armazenaram no Evernote. Quando estiver viajando, basta tirar a foto de um recibo com seu telefone e enviar para sua conta do Evernote. No final do mês, todos os seus recibos estarão lá, prontos para serem importados para o Expensify para a criação de um relatório de despesas. Essa integração faz com que os relatórios de despesas sejam menos dolorosos, quem precisa fazer esses tipos de relatórios no final do mês vai agradecer ao conhecer isto! Veja como funciona.

WH – Qual o número de usuários na América Latina?

Confira algumas estatísticas: com cerca de 600.000 usuários, o espanhol é o terceiro idioma mais popular entre os usuários do Evernote, depois do inglês e do japonês. Mais de 40% deles estão na América Latina. Mais de 100.000 subscribers usam o português brasileiro. Estamos vendo o crescimento acelerado na América Latina onde o espanhol é falado (veja abaixo), com o México sendo o maior mercado para nós até agora.

WH – E o número de usuários no Brasil?

São 190.000 usuários, e este número vem crescendo rapidamente! Temos nossa versão do Evernote em português e estamos preparando uma campanha de educação do usuário no país.

 

 

WH – Obrigado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *