Escrevendo a Política de Privacidade de sua Startup

Apesar das alegações de que a era da privacidade acabou, muitos usuários da Internet continuam preocupados com ela, principalmente pelo fato de que cada vez mais dados pessoais são armazenados e compartilhados online.

Ter uma política de privacidade para sua startup é importante se tratando dos termos de cumprimento dos requisitos legais para proteger as informações pessoais de seus clientes.

Uma coisa é fato: nem todos irão clicar no link para ler sua política de privacidade, mas isso não significa que você pode evitar abordar esse tema. E, de fato, a maneira como você lida com as questões de privacidade pode ser um caminho que diferencie sua startup das demais concorrentes.

A política de privacidade não precisa ser longa, nem cheia de jargões legais (embora você possa pedir ajuda de algum conselheiro jurídico na sua elaboração). Apesar da política de privacidade da Microsoft bater 4000 palavras e a da Google contém cerca de 1800, o motor de busca DuckDuckGo postou sua política de privacidade recentemente: é clara, concisa e com 10 palavras. “Por padrão, o DuckDuckGo não coleta nem compartilha informações pessoais.”

O grosso da página da política de privacidade do DuckDuckGo se refere a “por que você deve se importar” e explica as maneiras em que outros motores de busca rastreiam e armazenam sua informação. É uma distinção importante para o DuckDuckGo já que a startup se posiciona como um motor de busca que não só proporciona menos spams e resultados cheios de anúncios, como também protege a privacidade das buscas de seus usuários.

A política de privacidade que sua startup irá fazer vai depender do seu negócio, os tipos de dados que você captura, e suas intenções a partir dela. Mas, em geral, aqui estão algumas coisas que sua política de privacidade deve abordar:

  1. Quais tipos de informação você coleta?
  2. Como você coleta essas informações?
  3. Como você utiliza essas informações?
  4. Qual é o controle que os usuários têm sobre seus dados pessoais?
  5. Como você protege as informações dos usuários?

O fundador do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, afirma que “muitas startups copiam e colam a maior política de privacidade que eles encontram porque eles querem cobrir todos os pontos. Eu acho que a melhor abordagem é escrever no seu idioma legível diretamente para os usuários. Se você está armazenando informações, basta explicar o motivo.“ Ser transparente vai ajudá-lo e muito na conquista da confiança do usuário – e, esperamos que conquiste também o negócio.

0 responses to “Escrevendo a Política de Privacidade de sua Startup

  1. Esse é um ponto que pouca pessoas se preocupam, mas que é muito importante.
    Vale a pena sim colocar o TOS (Termos de Serviço) nos serviços prestados pela
    empresa e também deixar, muito, bem claro a política de privaidade.

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