Esqueça a Web 2.0: O Dinheiro Está no Velho Mercado Corporativo!

591163479_d35f7b50d7O mundo da web 2.0 pode parecer um lugar glamouroso e moderno às vezes. Os serviços chamam atenção, os nomes impressionam e as empresas trabalham em cafeterias e lofts.

Mas o dinheiro tende sempre a acabar antes que o empresário possa encontrar uma maneira de gerar lucro. Não nos admira que o mundo empresarial possa parecer tão atraente para uma empresa de web 2.0.

Então, nós pensamos em dar uma perspectiva de duas empresas que estão mostrando sinais de que estão alcançando o mercado corporativo ou fizeram alguma grande mudança nesta direção.

posterousgroupblog-thumb-300x300-11497O Posterous é um serviço de microblogging elegante que tem ganhado atenção por sua facilidade de utilização, sobretudo pela simplicidade como uma ferramenta de publicação. Recentemente conversamos com a empresa e nos disseram que estão para lançar o serviço “Posterous for Business.”

Além desta notícia, agora o Posterous permite a vários usuários que criem blogs para grupos que permitem aos usuários postarem nas páginas do grupo no Facebook, Twitter e outras redes sociais. A logomarca da empresa pode agora ser colocada no blog do Posterous com uma descrição. Isso é um grande negócio, já que as páginas do Facebook estão se tornando importantes para os usuários corporativos. Este é um importante passo para o serviço de microblogging, se direcionando para o mercado empresarial.

Box logoO Box.net começou como um serviço ao consumidor para as pessoas armazenarem arquivos online. Em 2007, a empresa se voltou para o mundo de negócios e não se arrependeu. Em Fevereiro a empresa lançou uma nova interface. Hoje, sua carteira de clientes corporativos inclui empresas como a Nike, Oracle e Marriot. Seu objetivo é bastante claro, é no mundo empresarial que a box.net vê seu futuro.

Não há Volta

Uma vez que uma empresa de web 2.0 se muda para um foco de negócios, não há volta. O mercado corporativo é muito diferente do mercado de consumo. Serviços gratuitos permanecem intactos, mas uma vez que a mudança acontece, é raro encontrar uma empresa de pequeno porte que consegue mergulhar no mundo dos negócios mantendo seu foco na Web 2.0. Porém, algumas conseguiram. A Automattic, criadora do WordPress é um exemplo de uma empresa que teve sucesso com os consumidores e com o mercado corporativo. Talvez este também venha a ser o caso do Posterous.

2 responses to “Esqueça a Web 2.0: O Dinheiro Está no Velho Mercado Corporativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *