Eu Sei o que Você Leu no Verão Passado: A Privacidade nos eReaders

Desde o lançamento dos 250.000 documentos secretos do governo dos EUA pelo WikiLeaks há alguns dias atrás, o mundo de repente começou a se preocupar com o que estamos ou não lendo. Alguns países – e algumas agências do governo dos EUA – estão bloqueando o acesso do site do WikiLeaks do seu povo, por medo da leitura.

Nesse caso o Guia dos Consumidores de E-books para a Privacidade dos E-books da EFF (Electronic Frontier Foundation ) chegou na hora certa – não apenas para as compras de fim de ano, mas para aqueles que querem ler aquelas outras coleções famosas de materiais secretos, The Pentagon Papers (Os Documentos do Pentágono) com alguma garantia de privacidade.

O guia da EFF oferece uma revisão das políticas de privacidade de varias fornecedores de e-books – tanto para os fabricantes de hardware ou de software – do Amazon Kindle, ao Google Books e até o Internet Archive. O relatório é baseado no que as próprias políticas escrevem, e não como elas são aplicadas na prática.

Quem Rastreia suas Buscas de Livros?

O Google Books registra todos os seus dados de pesquisa com um endereço de IP e associa as buscas com a sua Google Account, caso esteja logado. A Amazon também registra os dados sobre o que você procurou ou viu. A política de privacidade do Nook não é clara, segundo a EFF, mas a Barnes & Noble registra os dados das buscas feitas e nas páginas visitadas de seu site.

Quem Monitora o que Você Está Lendo?

A Google registra os livros e páginas visitadas e, mesmo que a Amazon também o faça, a EFF diz que os “parâmetros exatos das informações registradas não estão claros.” Não se sabe se o Nook monitora sua leitura após a compra. Mas os outros cinco e-readers  no guia – Sony Reader, FBReader, Internet Archive, o iPad, e o Adobe Content Server não monitoram.

Quem Rastreia suas Compras?

Novamente, a Google e a Amazon rastreia as compras que você faz nos seus sites. A política de privacidade do Nook e do Sony Reader não é clara. O iPad monitora apenas as compras feitas na iBookstore e em outros aplicativos da Apple.

Com Quem esses Dados Podem ser Compartilhados?

O The Internet Archive, FBReader, e o Adobe Content Server não coletam informações de identificação dos usuários. Para as demais empresas no guia da EFF, as autoridades e os litigantes civis podem ter acesso aos dados, conforme exigido pela lei. E a Google, Amazon, Barnes & Noble, Apple e a Sony compartilham informações dentro de seus próprios produtos.

Para compartilhar informações fora da empresa, os usuários devem fazer o opt-in com a Google. Os usuários podem optar por não terem suas informações compartilhadas pela Amazon, Apple, e pela Barnes & Noble para determinados fins promocionais ou de marketing.

Você Pode Apagar seus Dados?

Claro que se você comprou um e-book e o deleta ou o tira de sua conta, você perde a capacidade de ler o livro. A Google permite que você remova os livros de sua conta e apague seu histórico de pesquisas. Mas outros fabricantes não permitem que você acesse ou exclua partes do histórico de suas compras ou buscas.

Faz Diferença?

Os dados que muitos desses e-readers recolhem ajudam eles a oferecer uma experiência melhor em muitas maneiras. O iBooks precisa rastrear a última página que você leu se você espera que ele seja capaz de sincronizar entre os dispositivos. A Amazon analisa o que você busca e compra para fazer sugestões de itens que você possa se interessar.

Mas os hábitos de leitura das pessoas, talvez pelo fato da leitura ser bastante pessoal, geralmente têm sido mantidos muito bem guardados. Algumas pessoas podem querer manter algumas coisas escondidas, como o fato de não terem terminado de ler algum clássico da literatura. Outras querem esconder seu segredo de terem lido todos os livros do Crepúsculo, duas vezes ou talvez seu vício não tão saudável de ficção científica. E claro, as pessoas podem querer livros que são politicamente impopulares.

Você pode ler o guia completo aqui.

One response to “Eu Sei o que Você Leu no Verão Passado: A Privacidade nos eReaders

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *