Existe um Infográfico Sobre isso… Mesmo que não Tenha Acontecido!

Provavelmente, você já reparou na crescente avalanche de infográficos que estão invadindo a internet. Independentemente da qualidade do design, tópico abordado ou meio de visualização escolhido, a verdade é que os infos tomaram conta das nossas timelines, assumindo-se como um dos meios preferidos para divulgação de conteúdo, tanto pela sua facilidade de compartilhamento, como pela tendência natural que todos nós temos de dar mais atenção a uma imagem do que a um texto – porque hoje, realmente, as pessoas não lêem. Elas “scaneiam”.

O meu nome é Tiago Veloso, e é um enorme prazer – e uma tremenda responsabilidade – iniciar estas contribuições periódicas aqui no RWW Brasil, com base no trabalho que vem sido desenvolvido no Visual Loop ao longo de cerca de 15 meses. Para quem não conhece, fica desde já o convite para visitar, mas prepare-se: são mais de 10.000 (!) infográficos, mapas, vídeos e muitas outras formas de visualização de informação, sobre os mais variados temas.

Ou seja, mais uma boa desculpa para procrastinar…

E para começar, escolhi hoje alguns infos precisamente sobre…infográficos!

Em primeiro lugar, apenas para confirmar essa tendência de que falei, o gráfico do Google Insights, que mostra bem a explosão impressionante que as buscas por “infographics” tiveram nos últimos anos.

Em termos técnicos, Audree Lapierre fez uma contextualização muito legal do campo da Visualização de Informação no âmbito do Design:

Os infográficos podem ser úteis para uma série de situações, como se pode ver a seguir:

Outrora de uso exclusivo de jornais e revistas, a realidade é que são muitas as empresas que começaram a fazer uso desta forma de comunicação para divulgar os seus serviços, conquistas e marcos importantes – tanto lá fora, como aqui mesmo no Brasil. Aliás, nunca é demais salientar que a infografia do Brasil está entre as mais conceituadas do Mundo, send premiada constantemente nos mais importantes eventos da área, como foi o caso da última edição do Malofiej:

É lógico que, com tanta popularidade, não tardaram a surgir algumas paródias sobre a imensidão de infográficos na internet:

Independente de se gostar ou não, a verdade é que existem algumas premissas importantes que devem ser levadas em conta, na hora de elaborar um infográfico. Obviamente, a credibilidade das fontes, a consistência do assunto e a facilidade de leitura e interpretação do conteúdo são aspectos básicos. Infelizmente, ainda são, em muitos casos, relegados para um segundo plano.

O pessoal da Voltier Creative criou este guia, para ajudar no processo de criação:

Para finalizar, uma apresentação do pessoal da JESS3, que, além de inspiradora, é também indispensável para qualquer um que trabalhe – ou queira trabalhar – com visualização de informação:

Data Visualization Meets Visual Storytelling
 

View more presentations from JESS3

Se quiser se aprofundar mais sobre este tema, tem uma discussão bem interessante no Quora sobre os porquês da popularidade dos infográficos, que vale a pena dar uma olhada.

Mas pode deixar a sua opinião nos nossos comentários também 😉

0 responses to “Existe um Infográfico Sobre isso… Mesmo que não Tenha Acontecido!

  1. Faltou só dizer o grande motivo.

    Infográficos são excelentes para linkbait, ou seja, aquele “embed” que você encontra nos infográficos são na verdade só para você referenciar o site que viu ele linkado.

    1. Sem dúvida, Richard, uma grande parte dos infográficos que vemos por aí são criados com esse propósito – há até quem diga que eles são as novas “listas”, muito populares em posts de blogs e apreciadas por agregadores de conteúdo.

      Valeu pelo comentário – e fica a promessa de abordar essa questão do linkbait com infográficos mais a fundo num próximo post!

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