Parece que 2012 será o ano da Google, ou pelo menos do Android. Há duas semanas a empresa celebrava 10 bilhões de aplicativos baixados do Android Market, e agora a empresa de análise de aplicativos Distimo divulgou uma nova pesquisa que aponta que, atualmente, existem 400.000 aplicativos disponíveis na loja de aplicativos do Android. Se fizermos os cálculos, a média de downloads é considerável já que cada aplicativo foi baixado cerca de 25 vezes.

Apesar do marco alcançado, os desenvolvedores tiraram o pé do acelerador, isso se compararmos com a média de aplicativos criados por desenvolvedor do ano passado. Anteriormente eram cinco aplicativos enviados por desenvolvedor, agora este número caiu para 4,1. São 100.000 desenvolvedores registrados no Android Market. Em compensação, a velocidade nas aprovações dos aplicativos aumentou. Em apenas quatro meses foram aceitos 100.000 aplicativos no marketplace do Android. Lembrando que a Apple Store levou sete meses para acrescentar este mesmo número. Isto pode ser um ponto positivo ou não, já que o Android Market ocasionalmente apresenta aplicativos de qualidade questionável. Será muita pressa para alcançar esses números?

Não precisamos informar (mas já informando) que a maioria desses aplicativos são gratuitos, porém, a pesquisa viu aumento na participação desses aplicativos. A Distimo descobriu que a porcentagem de aplicativos gratuitos já chegou em 68%, sendo que oito meses atrás era de 60%. Um modelo que difere do utilizado pela Apple, mas tem o seu valor.

Esta pesquisa demonstra que esta briga entre as app stores está longe de acabar. A Apple Store possui mais de 18 milhões de downloads, já o Android Market alcançou recentemente 10 milhões, porém, o marketplace do sistema operacional da Google cresce no ritmo frenético de 1 milhão de downloads/mês. Parece que é apenas uma questão de tempo até que as posições se invertam, mas a Apple ainda lidera onde mais importa, na renda.

Os números podem significar uma questão de qualidade vs. quantidade. Se assim for, quem leva a melhor em 2012?